Política de privacidade

Esta política de privacidade explica as práticas da OBRAS ONLINE, referentes à coleta, tratamento, utilização e divulgação dos dados dos usuários do site.

Este site é mantido e operado por 2D LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES DE MERCADO LTDA., pessoa jurídica de direito privado, expressão fantasia OBRAS ONLINE, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 23.866.898/0001-80, com sede à Avenida Paulista, 302-306 – Cj, 10, Bairro Bela Vista, CEP 01.310.000, Cidade São Paulo, Estado de São Paulo, representada neste ato por Wagner Julio Dias, inscrito no CPF sob o nº 537.508.026-53 e documento de identidade M-2.257.830 – SSP/MG.

Mediante contato telefone e meios digitais disponíveis, nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais de profissionais que atuam em construtoras, engenharias, empresas de arquiteturas, projetos e gerenciamento de obras, influenciadores e decisores, ligados às áreas de contratos, suprimentos, engenharia, planejamento e projetos. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).

Nós cuidamos da proteção de seus dados pessoais e, por isso, disponibilizamos esta política de privacidade, que contém informações importantes sobre:

– Quem deve utilizar nosso site
– Quais dados coletamos e o que fazemos com eles;
– Seus direitos em relação aos seus dados pessoais; e
– Como entrar em contato conosco.

1. Quem deve utilizar nosso site

Nosso site só deve ser utilizado por pessoas maiores de dezoito anos de idade. Sendo assim, crianças e adolescentes não devem utilizá-lo. Trata-se de um site que opera na modalidade CONSTRUTEC, que atende especificamente o nicho de empresas que fornecem produtos ou serviços para o setor da construção civil, industrial e infraestrutura.

2. Dados que coletamos e motivos da coleta

2.1. Dados pessoais coletados: nome, cargo, telefone para contato comercial.

2.2. A coleta destes dados ocorre nos seguintes momentos:

A coleta dos dados ocorre em diversos momentos, a contar da divulgação de uma viabilidade financeira/técnica/econômica de investimento ou lançamento de projetos ou obras residenciais, comerciais,
industriais ou infraestrutura, incluindo todas as matrizes energéticas, já em domínio público (sites, blogs, redes sociais, jornais eletrônicos, associações, alvarás de construção, relação de investidores, CVM – Comissão deValores Imobiliários, editais de concorrências e licitações públicas, organismos setoriais como BNDS, ANEEL,Infraero, etc.) para o acompanhamento do passo-passo das fases e etapas do estudo de viabilidade, projeto ouprocesso construtivo de obras em andamento em todo país.

2.3. Estes dados são coletados com as seguintes finalidades:
Os dados são coletados para que os usuários do site, fornecedores de produtos e serviços do setor da Construção, possam identificar e monitorar o cronograma físico dos estudos de viabilidade, projetos e obras em andamento no Brasil. Com isso, avançar o funil de vendas e criar oportunidades aderentes ao seu negócio, para que seu time
comercial proporcione ofertas de valor ao cliente ideal, no local certo e em tempo hábil.

3. Dados sensíveis

Não são coletados dados sensíveis de nossos usuários, assim entendidos aqueles definidos nos arts. 11 e seguintes da Lei de Proteção de Dados Pessoais. Assim, não haverá coleta de dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

3.1. Coleta de dados não previstos expressamente
Eventualmente, outros tipos de dados não previstos expressamente nesta Política de Privacidade poderão ser coletados, desde que sejam fornecidos com o consentimento do usuário, ou, ainda, que a coleta seja permitida com fundamento em outra base legal prevista em lei.

Em qualquer caso, a coleta de dados e as atividades de tratamento dela decorrentes serão informadas aos usuários do site.

3.2. Compartilhamento de dados pessoais com terceiros
Nós compartilhamos alguns dos dados pessoais mencionados no item 2.1 com terceiros, conforme segue descrito abaixo:

Os dados coletados de nome, cargo e telefone para contato comercial com os profissionais descritos nesse documento, são compartilhados com fabricantes de produtos, distribuidores, revendedores e prestadores de serviços, que atuam na cadeia de suprimentos da construção civil, industrial e de infraestrutura. Para acessar os dados, o CONTRATANTE, usuário da plataforma, a quem será permitido o acesso, receberá todas as orientações necessárias antes, durante e depois da formalização da contratação, com informações sobre as boas práticas de uso dos dados, para evitar que seus usuários as utilizem fora dos padrões éticos e das normas estabelecidas pela CONTRATADA.

3.2.1. Estes dados são compartilhados pelas seguintes razões e para as seguintes finalidades:
O compartilhamento acontece para que os usuários, fornecedores de produtos e serviços do setor da construção, contratantes dos dados, estabelecem suas ofertas de valor com base em dados organizados e estruturados, após criteriosa análise preditiva do mercado potencial, para identificação do ICP – Ideal Customer Profile ou Perfil do Cliente Ideal.

Conforme descrito no item anterior, antes de acessar os dados o usuário do CONTRATANTE terão apoio de um consultor Sênior da CONTRATADA, mediante minucioso diagnóstico, levando-se em consideração a relação oferta x mercado potencial, através de análise de Matriz SWOT e outras ferramentas de planejamento estruturado, para segmentação do público-alvo do usuário, para que possa ser mais assertivo.

Além das situações aqui informadas, é possível que compartilhemos dados com terceiros para cumprir alguma determinação legal ou regulatória, ou, ainda, para cumprir alguma ordem expedida por autoridade pública.

Em qualquer caso, o compartilhamento de dados pessoais observará todas as leis e regras aplicáveis, buscando sempre garantir a segurança dos dados de nosso usuários, observados os padrões técnicos empregados no mercado.

4. Por quanto tempo seus dados pessoais serão armazenados

Os dados pessoais que coletamos serão armazenados e utilizados pelos seguintes períodos de tempo:

O tempo necessário de armazenado dos dados pessoais deve considerar o período que vai da intenção de investimento de uma obra, até a sua finalização, podendo levar meses ou anos. Assim sendo, os dados ficarão armazenados até a obra atingir sua etapa final de construção. Em média, esse prazo não ultrapassa a 48 meses para 98% das obras cadastradas e acompanhadas pela plataforma.

Os períodos informados não são superiores ao estritamente necessário, atendendo às finalidades e às justificativas legais para o tratamento dos dados.

Vale dizer que, se houver alguma justificativa legal ou regulatória, os dados poderão continuar armazenados ainda que a finalidade para a qual foram coletados ou tenham sido tratados tenha se exaurido.

Uma vez finalizado o tratamento, observadas as disposições desta seção, os dados são apagados ou anonimizados.

5. Bases legais para o tratamento de dados pessoais

Cada operação de tratamento de dados pessoais precisa ter um fundamento jurídico, ou seja, uma base legal, que nada mais é que uma justificativa que a autorize, prevista na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Todas as Nossas atividades de tratamento de dados pessoais possuem uma base legal que as fundamenta, dentre as permitidas pela legislação. Mais informações sobre as bases legais que utilizamos para operações de tratamento de dados pessoais específicas podem ser obtidas a partir de nossos canais de contato, informados ao final desta Política.

6. Direitos do usuário

O usuário do site possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei de Proteção de Dados Pessoais:

– confirmação da existência de tratamento;
– acesso aos dados;
– correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
– anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na lei;
– portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
– eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nos casos previstos em lei;
– informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
– informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
– revogação do consentimento.

É importante destacar que, nos termos da LGPD, não existe um direito de eliminação de dados tratados com fundamento em bases legais distintas do consentimento, a menos que os dados sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o previsto na lei.

6.1. Como o titular pode exercer seus direitos
Para garantir que o usuário que pretende exercer seus direitos é, de fato, o titular dos dados pessoais objeto da requisição, poderemos solicitar documentos ou outras informações que possam auxiliar em sua correta identificação, a fim de resguardar nossos direitos e os direitos de terceiros. Isto somente será feito, porém, se for absolutamente necessário, e o requerente receberá todas as informações relacionadas.

7. Medidas de segurança no tratamento de dados pessoais

Empregamos medidas técnicas e organizativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, extravio ou alteração desses dados.

As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdades do usuário, e os padrões atualmente empregados no mercado por empresas semelhantes à nossa.

Entre as medidas de segurança adotadas por nós, destacamos as seguintes:

7.1. Todo processo de coleta e tratamento dos dados são baseados em metodologia Six Sigma (Diagrama Sipoc, Dmaic, espinha de peixe etc.) e ferramentas Lean como técnica Poka Yoke. Indicadores de controles como kaizen que consiste em planejar e auditar de forma continua e métricas de desempenho de processos como DPU, DPO e DPMO no controle de dados incorretos são empregados na avaliação e correção de inconformidades.

7.2. Para atendimento dos mais rigorosos padrões globais de segurança, todos os acessos ao site são protegidos por protocolo HTTPS;

7.3. A utilização do site pelo usuário é feita através de Login e Senha de acesso;

7.4. Restrição de acesso ao banco de dados, sendo autorizado ao usuário o acesso, somente ao pacote contratado;

7.5. Monitoramento através de log de acesso.

Ainda que adote tudo o que está ao seu alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro – como em caso de ataques de hackers ou crackers ou, ainda, em caso de culpa exclusiva do usuário, que ocorre, por exemplo, quando ele mesmo transfere seus dados a terceiro. Assim, embora sejamos, em geral, responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essas, sobre as quais não temos nenhum tipo de controle.

De qualquer forma, caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para qualquer de nossos usuários, comunicaremos os afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados acerca do ocorrido, em conformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados.

8. Reclamação a uma autoridade de controle

Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, os titulares de dados pessoais que se sentirem, de qualquer forma, lesados, podem apresentar reclamação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

9. Alterações nesta política

A presente versão desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em: 02/03/2020.

Reservamo-nos o direito de modificar, a qualquer momento, as presentes normas, especialmente para adaptá-las às eventuais alterações feitas em nosso site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela supressão ou modificação daquelas já existentes.

Sempre que houver uma modificação, nossos usuários serão notificados acerca da mudança.

10. Como entrar em contato conosco

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, por algum dos canais mencionados abaixo:

Roberto Dias
CMO
E-mail: roberto@obrasonline.com.br
Endereço postal: Avenida Paulista, 302-306 – Cj, 10, Bairro Bela Vista, CEP 01.310.000, Cidade São Paulo, Estado
de São Paulo

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