12 de fevereiro de 2020
4 min leitura

Industria 4.0: O que é e como se adequar a essa nova realidade!

Não é de hoje que a tecnologia gera importantes impactos ao mercado de trabalho. Você sabia? Desde 1780 já vivenciamos três grandes revoluções industriais que transformaram completamente a forma como consumimos e produzimos e agora, a 4ª revolução industrial chegou para mudar tudo de novo.

 

A Revolução 4.0 é acelerada, disruptiva, ágil e já deixou de ser uma tendência. Ela já é realidade e quem não acompanhar o seu ritmo, certamente ficará para trás. Presente no setore automobilístico, aeronáutico, de petróleo e gás, ela também já anunciou sua chegada ao território da Construção Civil. Será que a sua empresa está preparada para mais essa mudança?

 

Afinal, o que é 4ª Revolução Industrial?

 

Estamos falando de inteligência. A revolução 4.0 traz aos diferentes mercados novas tecnologias de automatização, softwares, robotização e tudo mais que a Inteligência Artificial conseguir transferir do manual para o automático e o digital.

 

Por que acompanhar a  Revolução 4.0 é importante?

 

Para as empresas sobreviverem é necessário seguir as mudanças de comportamento do consumidor final, sendo assim, como permanecer próximo a um público digital e acelerado? Atualmente, estamos em constante contato com a internet e todas as suas possibilidades de customização e agilidade. É assim que o público está sendo educado para consumir cada vez mais rápido. Dessa forma, a área de Construção Civil precisa acelerar sua produção e entregar serviços cada vez mais personalizados.

 

Como a Revolução 4.0 pode colaborar com a Construção Civil?

 

As novas tecnologias permitem reduzir custos, aumentar a segurança no trabalho, assegurar a sustentabilidade e aumentar a produtividade e a criatividade. A revolução 4.0 trará maquinários cada vez mais eficientes, mas é a inteligência artificial quem será a estrela da vez. Conheça as principais tecnologias para o setor de Construção Civil:

 

 

BIM : O Building Information Model é um software que permite às construtoras visualizarem cada passo de uma construção em 3D, reduzindo a chance de erros e atrasos.

 

ERP: os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) têm a função de organizar e centralizar o planejamento de recursos das empresas de construção civil. Esse sistema não é exatamente uma novidade, porém, vem sendo atualizado conforme às novas necessidades do mercado. As cinco opções mais utilizadas são: Scienge, Mega, Versato, Globaltec e UNO ERP.

Impressão 3D: eficiente, altamente adaptável e de baixo custo. A impressão 3D  já conseguiu lugar de destaque na produção de bens, na arquitetura e na construção civil. Além de ganhar tempo, é possível usar materiais mais leves e resistentes e também reduzir o desperdício de materiais, já que é possível reutilizar as sobras na máquina.

Dispositivos “Vestíveis”: trata-se de sensores inteligentes que já estão sendo utilizados por algumas empresas nos Estados Unidos. Esses dispositivos são colocados nas roupas, capacetes e acessórios, por exemplo, dos trabalhadores para obter ganhos em segurança. Quando instalados nos capacetes, por exemplo, esses sensores avisam quando acontece algum impacto. Há também os relógios de pulso, que atuam monitorando a temperatura corporal da pessoa e, por meio desse controle, evitam a exaustão térmica. Também é possível colocá-los nos arreios como forma de controlar o número de pessoas atuando em uma determinada estrutura.

 

Como implementar a Revolução 4.0 na minha empresa de Construção Civil?

 

Se você chegou até aqui é sinal que você já entendeu como esse tema é importante para manter a sua empresa atualizada, não é mesmo? Porém, como aplicar tudo isso, na prática?

 

Em primeiro lugar, saiba que muitas das tecnologias que apresentamos são acessíveis e você não terá que investir muito para utilizá-las na sua empresa. Pesquise sobre as novas tecnologias com empresas especializadas e entenda quais se aplicam melhor ao seu negócio.

 

Agora, o que impede muitas empresas, não apenas da área de Construção Civil, de utilizarem a tecnologia a favor da produtividade das organizações é o esquecimento de um importante pilar dentro de qualquer empresa: a atualização dos colaboradores. Aqui o investimento de tempo e capital em treinamentos é extremamente importante. Você terá que capacitar seus funcionários para aprenderem a lidar com as máquinas e softwares que estão chegando ao mercado e garantir que a sua empresa esteja adequada ao novo mercado.

 

A Obras Online, mantem-se sempre atualizada com as tendências e principais novidades do setor da construção. Nosso foco é aliar tecnologia com Resultados Comerciais, por isso hoje somos a melhor empresa de inteligência de mercado, que oferece sistema inovador para você organizar seu setor comercial, alcançar grande resultados e estar preparado para o Futuro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *