30 de março de 2021
6 min leitura

Sua empresa vendendo no mundo digital: você sabe por onde começar?

Vender online

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Cada vez mais inserido no mundo digital, ele tem se tornado mais exigente e empoderado. Se vender online ainda não está nos planos da sua empresa, a dica é que você reveja toda sua estratégia, porque certamente está perdendo oportunidades de negócios.

Embora seja uma tendência que veio para ficar, não dá para se arriscar no mundo digital sem um mínimo de planejamento. Afinal, estamos falando de um mercado com uma concorrência extremamente alta e com mudanças constantes e bastante aceleradas.

Então por onde começar?

O primeiro passo é rever os seus processos de vendas e de comunicação como um todo. Hoje não funciona mais o “empurrar” uma venda apenas por vender. É preciso conquistar a confiança do cliente para estabelecer, de fato, uma conexão.

Segundo Chet Holmes no livro “The Ultimate Sales Machine”, somente 3% do público-alvo está realmente interessado na compra. Os demais precisam de um relacionamento que crie confiança do cliente

Dessa forma, as abordagens precisam ser definidas considerando o cliente em primeiro lugar, geralmente usando o discurso consultivo e de acolhimento.

Vender online constrói um relacionamento entre sua empresa e os clientes, transformando-os em promotores da sua marca. Eles utilizam os meios digitais para compartilharem as experiências com o seu negócio, sejam elas boas ou ruins. Por isso sua empresa precisa estar preparada para proporcionar a melhor experiência, sempre.

Prospecção online

Ao entrar no mundo digital é preciso saber como prospectar na internet. Independente do tipo de venda, o processo precisa ser criterioso e bem estruturado para atingir em cheio o público-alvo, acelerando a decisão de compra.

Sabemos que a prospecção é a porta de entrada de clientes para qualquer negócio, portanto, é responsabilidade do time de vendas cativar os leads.

Mas como fazer prospecção na internet de forma assertiva de modo a vender online?

Não descarte os recursos de busca avançada na web. Nas redes sociais, por exemplo, existem diversos filtros que permitem segmentar as buscas e encontrar informações possíveis sobre o seu potencial cliente. O uso de palavras-chaves rende uma série de dados ricos, como por exemplo:

  • Leads pelo nome
  • Grupos por nicho de atuação
  • Oportunidades pelo cargo
  • Conteúdos por temas específicos

Saiba mais no no artigo “Guia completo sobre prospecção de clientes”.

Conheça os tipos de gatilhos mentais que funcionam para vender online

O gatilho mental, bastante utilizado em outros tipos de prospecção, é mais um tipo de estratégia para se vender online. Já sabemos que o objetivo dos gatilhos mentais é gerar senso de urgência e a internet é o melhor lugar para falar de urgência hoje em dia.

Tanto nos recursos de busca, quanto nas redes sociais, os consumidores geralmente estão focados em encontrar o que procuram naquele exato momento, para suprir a demanda de imediato. Confira alguns gatilhos:

  1. Gatilho de Urgência
    Quando o cliente percebe que é a última chance dele adquirir determinado produto, desperta o senso de urgência na mente e ele fideliza a compra.
  2. Gatilho da Novidade
    O lançamento de um produto ou serviço sempre desperta o interesse de compra, porque os seres humanos são naturalmente estimulados por novidades.
  3. Gatilho da Garantia
    Dar garantias em produtos e serviços estimula a decisão de compra, uma vez que o comprador se sente seguro e confiante com o negócio.
  4. Gatilho de Autoridade
    Esse tipo de gatilho tem mais peso em vendas complexas. O cliente precisa ter certeza que está negociando com alguém que tem autoridade no assunto, passando credibilidade e expertise.

Tenha uma boa qualificação dos leads

A qualificação dos leads é outra estratégia, e talvez mais eficaz, para a prospecção na internet, porque ela dá informações mais profundas sobre o lead que vão influenciar na sua jornada de compra.

O setor de vendas com os dados nas mãos consegue segmentar a lista de contatos e abordar aqueles que são classificados como potenciais clientes.

Essa qualificação pode ser feita através de inteligência de mercado. Esses sistemas permitem a personalização da experiência do cliente, por meio de dados do histórico de interações, perfil e qualificação dos leads.

No setor de construção civil, por exemplo, o sistema Obras Online oferece um software que realiza análises do mercado, tendências do setor, concorrentes, produtos, vendas e marketing com o objetivo de auxiliar o seu negócio na melhor forma de vender e contratar o cliente certo.

Uma equipe de vendas com essas informações se conecta com mais facilidade com cada lead e diminuiu o ciclo de vendas, reduzindo as chances de ela não acontecer.

Entenda: os consumidores estão cada vez mais exigentes e a demora de um feedback, por exemplo, pode causar uma grande frustração, comprometendo a experiência do cliente.

Por isso é importante que a empresa conte com ferramentas de gestão para que o relacionamento seja rápido e agradável.

Comunicação digital é fundamental

Quando falamos de venda online, não podemos deixar de falar da comunicação digital. Essa estratégia reúne práticas e formas de divulgação, interação, recepção e diálogo entre emissor e receptor nas várias plataformas online.

Porém, não se resume apenas em criar perfis nas redes sociais e desenvolver sites. A comunicação digital aproxima os clientes por meio de diferentes canais e cria diversas maneiras de se comunicar com eles.

Ainda assim, é preciso um plano estratégico para utilizar a comunicação digital, seja para lançar produtos ou serviços, vender, atender o cliente ou simplesmente divulgar a marca.

Outras dicas para vender online

– Use o e-mail marketing para conquistar novas oportunidades;

– Utilize o SMS, apesar de ser um canal mais convencional, integre-o com os demais e monte uma estratégia multicanal;

– Ofereça conteúdo relevante e de qualidade nesses multicanais;

– Hoje em dia é indispensável não estar nas redes sociais, afinal, disponibilizar conteúdo é criar canais de interação e diálogo.

Fique atento as mudanças no mercado

O mundo está cada vez mais globalizado, isso já é um fato, e com a pandemia da Covid-19 vimos os consumidores migrarem suas compras para o online de maneira rápida e bastante consistente. As empresas que estavam preparadas para atender essa demanda não se apertaram.

Prepare o seu negócio para oferecer não só uma venda, mas uma experiência ao seu cliente. Desta forma, ele vai agregar ainda mais valor ao seu produto/serviço e automaticamente à sua marca.

Quer saber mais sobre vendas online? Então leia este nosso artigo “Por que o digital se tornou primordial para as vendas?”

Conclusão

Vender no meio digital pode ser um desafio, mas com as ferramentas e estratégias corretas esse é o melhor caminho para o aumento do faturamento do seu negócio.

Por meio do sistema Obras Online, por exemplo, você tem todo o apoio para melhor performance das suas vendas e expansão de suas atividades por meio de inteligência de mercado, marketing, CRM e outras estratégias fundamentais para o digital. Saiba mais!

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre esses assuntos.

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