26 de dezembro de 2017
3 min leitura

Utilize ferramentas para organizar as vendas.

FERRAMENTAS PARA ORGANIZAR AS VENDAS

Para alcançar suas metas, um vendedor precisa de mais do que técnicas de persuasão. Apesar de não parecer, os resultados se devem, em parte, à organização em vendas. Profissionais que têm tempo de estudar os clientes e o produto oferecido ganham vantagens na hora de realizar follow ups, por exemplo.

Por isso, separamos algumas dicas que ajudarão a sua equipe comercial a se manter mais organizada e, consequentemente, vender muito mais. Confira!

Elabore um pitch atrativo

O pitch é basicamente o material usado pelos vendedores para convencer os clientes de que a solução apresentada é a mais indicada para suas dores. Pensando nisso é importante que o material seja objetivo, mas contenha as informações mais importantes e que diferenciem o produto dos apresentados pelo concorrente.

No momento da apresentação é importante demonstrar um conhecimento acima do esperado. Além disso, o vendedor deve passar por treinamentos, ser eloquente e ter uma boa dicção. Um bom pitch precisa apresentar informações como: tipo de oportunidade, o mercado de atuação e os diferenciais da solução apresentada.

Tenha um follow up padronizado

O acompanhamento do contato com a empresa cliente é fundamental no processo de prospecção, mas é preciso que as listas sejam bem aproveitadas para conseguir extrair o resultado esperado. Do contrário, sua equipe precisará sempre de mailings gigantes para atingir o mínimo de resultados.

O interessante é criar um roteiro que defina quantos e-mails precisam ser disparados antes do contato telefônico, quantas ligações precisam ser feitas e qual o período de intervalo entre elas. Utilize lembretes para os ciclos de venda.

Crie metas semanais

É muito comum ver vendedores desesperados no final do mês. Independentemente da empresa ou segmento, isso faz parte da rotina da maioria dos ambientes de trabalho. A explicação é simples: como há 22 dias para alcançar a meta, muitos vendedores se acomodam e deixam para correr atrás do prejuízo na última semana. Oferecem descontos para conseguir fechar negócios e o ticket médio vai por água abaixo.

É muito mais eficaz que se divida a meta mensal em 4 partes. Assim o senso de urgência também é dividido e o vendedor tende a se acomodar menos. Afinal, ele precisa entregar resultados a cada 7 dias.

Utilize ferramentas para organização em vendas

São tantas reuniões, e-mails e visitas externas que alguns contatos podem passar batidos pelo time de vendas e isso é um problema gravíssimo. Para resolver isso existem alguns softwares de automação comercial que podem ajudar na organização diária. Eles com certeza facilitarão a vida dos seus vendedores:

  • Rapportive: extensão para Google Chrome que apresenta o LinkedIn dos contatos com quem o vendedor troca e-mails. Dessa forma, fica muito mais fácil trabalhar o network;
  • Find that Lead: você fornece o nome, sobrenome e URL da empresa do contato e ele descobre o e-mail utilizado pelo contato, facilitando a busca de oportunidades;
  • Datanyze Insider: outra extensão do Google Chrome, mas nesse caso é possível visualizar informações como receita, número de funcionários, endereço e telefone.

Com esses dados em mãos a equipe descobre rapidamente em quais prospects vale a pena investir tempo ou dinheiro.

Ao utilizar todas essas medidas e ferramentas o seu time de vendas ganhará tempo e não deixará nenhuma oportunidade passar batida. Além disso, fica muito mais fácil mensurar os resultados e propor otimizações nos processos quando se sabe exatamente o que acontece.

A organização em vendas é fundamental para que uma empresa consiga prosperar e aproveitar ao máximo todos os leads que estão sendo prospectados. E para que outras informações como essa cheguem em primeira mão no seu e-mail assine nossa newsletter!

One thought on “Utilize ferramentas para organizar as vendas.

  1. Só assim você ѕaberá avaliɑr sua еficácia.

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