08 de setembro de 2021
4 min leitura

Principais motivos para ter um SDR em seu time de vendas.

Muito se é falado sobre o SDR (Sales Development Representative, conhecido como o pré-vendas ou prospector de clientes).

Este profissional mudou a forma como às companhias enxergam os processos de vendas deixando claro que prospecção de clientes, ou seja, o pré-vendas, é muito diferente da venda em si,

Mas o que é um SDR?

Como dito anteriormente, a sigla  significa Sales Development Representative, que em português significa representante de desenvolvimento de vendas.

São os profissionais pré-venda, ou seja, que estão na etapa anterior da venda, é o profissional que irá classificar o lead como qualificado ou não e o enviando para o representante de vendas.

Tem como objetivo avaliar as características dos leads/clientes em potencial, levando em conta o ICP (perfil do cliente ideal).

Ao contar com esse profissional no seu time, a empresa ajuda o representante de venda a ser mais assertivo, já que os leads que chegam a ele são já qualificados e interessados na solução ou serviço da empresa.

Por que contratar um SDR?

Como vimos, o SDR tem uma função muito importante no ciclo de vendas, independente da empresa que ele trabalha. Mas qual é a importância de um SDR dentro de uma empresa? 

Captação de novas oportunidades

O SDR é um profissional que está pronto para analisar se o lead é uma oportunidade concreta para a empresa. É este profissional que irá dizer se o contato é ou não uma possibilidade real de venda, gerando maiores possibilidades de conversão.

Redução do churn rate (ou taxa de rotatividade)

Este profissional pode ajudar a reduzir a taxa de cancelamento de serviços, ou seja, a churn rate. Isso se dá pelo fato dele qualificar os leads reais.

Quanto mais rigoroso, maior a chance desse lead converter e fechar a comprar e entregar maior retorno.

Leads qualificados para os vendedores

Tendo um bom prospector, os representantes de vendas só vão ter acesso a leads qualificados, não perdendo tempo com leads que não estão interessados na sua solução. O trabalho do SDR é melhorar cada vez mais esse filtro de qualificação de leads.

Trabalho de inteligência na definição de cliente ideal

O SDR também tem a função de definir estrategicamente o ICP, ou seja, o perfil do cliente ideal da empresa. E é com base nessa definição que ele irá qualificar os leads.

Com um ICP de acordo com a realidade da empresa, e com o time de vendas tendo acesso somente a leads qualificados, o número de conversões tende a crescer de forma exponencial.

Qual o perfil de um bom SDR e sua rotina de trabalho.

A rotina de trabalho de um SDR não costuma ter muitos imprevistos, já que suas atribuições são bem objetivos.

Um bom SDR tem como tarefas:

  • coletar os leads e qualificá-los;
  • se atentar aos leads que não respondem ao primeiro contato e fazer novas tentativas;
  • após qualificar, fazer o contato e encaminhá-los à reunião com os representantes de venda;
  • planejar ligações para qualificar prospects.

Será que você se encaixa no perfil de SDR?

Vamos conferir 3 das principais habilidades e características que todo SDR deve ter para exercer bem a função de pré-venda.

Organização

Uma das principais características é ser uma pessoa organizada, já que ela vai lidar com um grande volume de leads diariamente.

Como esses leads precisam ser qualificados (ou desqualificados) dentro de uma janela de tempo específica, a organização e dinamismo se tornam algo essencial.

Produtividade

É importante que o SDR domine métodos de concentração (como o método pomodoro, por exemplo). Isso vai aumentar a produtividade do profissional, trazendo mais chances de conversão.

Boa comunicação

O profissional SDR tem como principal função, falar com pessoas. 80% do seu tempo de trabalho é se comunicando por telefone, mensagem ou e-mail. Logo, ter uma boa comunicação é essencial para este trabalho.

Como podemos perceber, o SDR é muito importante para que a empresa tenha uma maior taxa de conversão, já que com ele o time de vendas têm acesso quase exclusivo a leads qualificados aumentando a chance de venda.

A plataforma Obras Online trabalha como um tipo de SDR, já que ela fornece o contato do responsável/tomador de decisão da obra que está em andamento, facilitando e aumentando a chance de conversão.

Tire todas as suas dúvidas sobre a plataforma de obras de andamento, a Obras Online, com nosso time de especialistas.

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