16 de outubro de 2020
6 min leitura

Marketing: quais as melhores estratégias para quem fornece para a construção civil

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De grande importância para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a construção civil é um dos principais setores econômicos do nosso país. As perspectivas para 2020 eram que crescimento para esse setor, mas com a crise do coronavírus, não se sabe ainda qual será o impacto nessas expectativas.

Dentro desse cenário, as empresas fornecedoras precisam cada vez mais investir em estratégias de marketing, para conseguir captar clientes e vender mais. Não tem jeito: os clientes não surgem do nada, por vontade própria – é preciso ir atrás dele ou produzir aquilo que o traz até você.

De uma maneira geral, para vender mais você precisa:

– Ser criativo, mesmo em tempos de crise;

– Conhecer o mercado;

– Utilizar novas ferramentas de prospecção de clientes;

– Acompanhar o seu consumidor;

– Gerenciar o relacionamento com ele de forma eficaz;

– E investir em marketing.

 

Plano de Marketing

Antes de tudo, é preciso ter um plano de marketing. Ele é composto de três etapas que, se bem aplicadas, possibilitarão aos empresários tomar decisões seguras para alcançar objetivos e metas definidas. São elas:

Planejamento: etapa voltada para a definição do negócio. Depois de uma análise de ambiente, na qual todas as informações a respeito da empresa são revisadas. Tudo é feito baseado matriz F.O.F.A. (conhecida também como análise SWOT). Nesta fase você estabelece público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.

Implementação: depois da fase de planejamento, é a fase de executar as estratégias baseadas nos objetivos e metas da empresa. É feito um plano de ação, com a especificação das atividades que serão realizadas, bem como a forma em que serão feitas e o custo.

Avaliação: por fim, é feita a avaliação, onde são analisados os resultados das ações, a fim de identificar se foram realizadas conforme o planejado.

Por meio guia de marketing, é possível planejar as ações de como você deseja atuar no mercado, possibilitando aumento de vendas, captação de clientes, desenvolvimento de estratégias de comunicação, entre outros posicionamentos de mercado.

 

Inbound e Outbound

Quem deseja capturar potenciais clientes, os chamados leads, precisa investir nas duas principais estratégias para esse fim: inbound e outbound. Nós falamos mais a respeito dessas duas técnicas em outros artigos e também disponibilizamos um e-book gratuito com as informações completas sobre cada uma das duas.

Em resumo, a estratégia do inbound visa atrair um potencial cliente e construir um relacionamento com ele, do primeiro contato ao pó-compra.

Conhecido como marketing de atração, o inbound atrai as pessoas que estão pesquisando sobre temáticas que tenham relação com o seu negócio e, por meio de uma série de estratégias, como produção de conteúdo e redes sociais (falaremos mais abaixo), você se torna uma referência no assunto.

Ao se tornar referência no assunto do seu negócio, os visitantes do seu site, por exemplo, são convertidos em leads que deverão ser nutridos até o momento da compra.

Já o outbound é conhecido como marketing de interrupção, já que “interrompe” o potencial cliente para apresentar o que sua empresa tem a oferecer, seja por meio de comerciais, panfletos, abordagens telefônicas, dentre outros. Assim como o inbound, também é muito importante.

 

Marketing digital

Hoje, uma das estratégias mais efetivas dentro do Inbound marketing e que visa vender mais, alcançando mais assertividade nas ações para encontrar potenciais clientes, é o marketing digital.

Hoje, quase tudo está no online. Utilizamos ferramentas de busca, como o Google, com muita frequência. As redes sociais também fazem parte do nosso cotidiano.

É por isso que, se você deseja vender, você deseja estar onde os seus potenciais clientes também estão: na Internet. Qualquer que seja o seu público, ele certamente utiliza a web para encontrar informações.

Em um mercado competitivo, como é o caso do mercado de fornecedores para a construção civil, o estreitamento de laços entre a marca e o consumidor também são primordiais, pois assim você fideliza aquele cliente. Para isso, não tem meio melhor que a Internet.

Dentro do marketing digital entram algumas estratégias, que vamos abordar nos próximos tópicos.

 

Marketing de conteúdo

Essa estratégia visa criar e distribuir conteúdo relevante para o seu potencial cliente, mas sem promover de forma explícita a sua marca.

Por meio desses conteúdos, sua empresa ajuda o provável consumidor a resolver seus problemas, virando uma autoridade no assunto do seu nicho.

Assim, você informa as pessoas, para que elas respeitam a sua marca, a tenham como referência e, a partir disso, sejam consumidoras.

Geralmente, essa estratégia é utilizada em blogs, redes sociais e por meio da criação de conteúdos ricos, como por exemplo e-books – que podem ser baixados mediante formulários onde o potencial cliente disponibiliza seus dados de contato para baixar o material.

Por meio desse contato, você pode entrar em contato com o prospecter e, também, incluí-lo em uma estratégia de e-mail marketing.

No caso dos blogs, é preciso que todos os textos estejam otimizados para SEO (Search Engine Optimization), para que o que você produz apareça no Google quando o potencial cliente estiver em busca da resolução dos seus problemas.

E lembre-se: o blog deve estar hospedado em um site com todas as informações relevantes sobre a sua empresa, facilitando a jornada de compra do seu potencial cliente.

Com isso, o investimento em publicidade online pode ser reduzido.

 

Redes sociais

Apesar de estarem ancoradas no contexto de marketing de conteúdo, vamos tratar das redes sociais em um tópico à parte.

É muito importante que você crie uma página para sua empresa nas principais redes em que os seus clientes estão presentes, publicando conteúdos relevantes e de interesse para o seu público-alvo.

E dê uma atenção especial ao LinkedIn, a maior rede social corporativa. Os seus clientes certamente estão lá, então foque nesse público e em produzir aquilo que é de interesse para eles.

Uma empresa que atualiza a sua página com frequência e que publica conteúdos relevantes, tem bem mais chances de se destacar e ser encontrada por potenciais clientes.

 

Outras estratégias

Focamos muito nas estratégias acima pois elas são, hoje, uma das mais utilizadas dentro do inbound marketing, atraindo o potencial consumidor para você e não o caminho inverso: você indo até o consumidor.

Mas existem ainda outras formas que podem auxiliar na tarefa de gerar leads, como:

– Eventos do segmento

– Mídias paga

– Parcerias

– Depoimentos de clientes

– Pesquisas junto ao consumidor

 

Essas são apenas algumas dicas. Existem, atualmente, muitas outras estratégias. Mas, como abordado, a maioria delas estão ancoradas em estratégias de Inbound ou Outbound, que são essenciais para gerar leads para o seu negócio.

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