Se você clicou nesse artigo, provavelmente está em busca de melhorar a gestão de negócios da sua empresa, a fim de mantê-la forte em todos os seus aspectos frente a um mercado competitivo. Ao longo do texto, vamos falar um pouco sobre como fazer uma boa gestão da sua empresa e o que você deve levar em consideração para isso.
Resumindo, a gestão de negócios é a habilidade de gerir pessoas e processos em uma empresa. Para isso, ela pede um enorme planejamento. É preciso colocar todas as ideias e métodos em um papel, cuidando de todos os processos individualmente para que os resultados e objetivos finais sejam alcançados da forma mais eficiente.
Outro ponto muito importante é dar foco e atenção à área comercial, com esforços e investimentos direcionados especialmente a esse setor, a fim de alcançar uma boa gestão de vendas.
Seja um bom gestor de negócios
Antes de tudo, é importante entender o que faz um gestor de negócios. De uma maneira geral, este profissional é responsável por toda a administração da empresa, organizando, planejando e orientando todos os envolvidos nos processos.
Em muitas empresas, esse papel cabe ao próprio empreendedor, mas há outras que contratam um profissional. Em ambos os casos, é importante que a pessoa responsável pela gestão foque em resultados, saiba liderar e tenha uma visão global do negócio.
O gestor de negócios deve gerir todas as receitas, despesas, fornecedores e funcionários, bem como lidar com clientes e estratégias para o crescimento do negócio. Tudo isso deve ser feito de maneira eficiente e organizada.
Como já dito, é preciso ter uma visão global da organização, transitando por todas as áreas. Isso quer dizer que é preciso conhecer bem a gestão financeira, de vendas, marketing, gestão de pessoas e de projetos, produção e operação, dentre outros. E tudo com um único foco: alcançar resultado melhores e mais positivos.
Entenda sobre gestão de vendas
Como já dito no início deste artigo, é muito importante dar um foco na gestão comercial, já que uma boa administração pede por essa parte bem organizada.
Muitas vezes, as empresas focam muito em estratégias para aumentar a saída de produtos e serviços, mas acabam se esquecendo do primordial: um bom gerenciamento da equipe de vendas e a manutenção do relacionamento com os clientes atuais.
Para gerir bem esse setor da empresa, é preciso entender sobre todo o processo que envolve a comercialização do seu produto: precificação, distribuição, divulgação, controle de saída, acompanhamento do fluxo de vendas e até mesmo a gestão e motivação da equipe de vendas.
Para realizar uma boa gestão de vendas, é preciso:
– Se planejar;
– Segmentar e capacitar a sua equipe;
– Alinhar as equipes de marketing e vendas (falamos sobre isso neste ebook gratuito, clique aqui para baixar).
– Fidelizar os clientes;
– Utilizar de plataformas de sistema de gestão, CRM e inteligência de mercado, como a Obras Online.
Tenha um bom relacionamento com o cliente
Uma gestão de negócio eficiente tem, dentre seus principais objetivos, manter um bom relacionamento com o cliente.
Também é importante mapear o seu negócio e o seu mercado, avaliando quem são os potenciais clientes. Entenda quem eles são, o que eles precisam e como a sua empresa pode ajudá-los nesse sentido.
Lembre-se que atualmente os consumidores são cada vez mais exigentes e complexos. Por isso, é preciso entendê-los, a fim de descobrir como eles se relacionam com sua marca e o que o influencia no momento da compra.
E esse relacionamento não deve ser apenas na hora da venda! Os consumidores buscam por marcas que lhe deem uma relação sólida e com valor.
Para isso, você pode:
– Entender o comportamento do cliente;
– Mostrar empatia;
– Transmitir confiança;
– Resolver os problemas do cliente rapidamente;
– Gerar satisfação, o chamado “customer success”
– Se atentar aos feedbacks;
– Ter uma equipe motivada;
– Nutrir e fidelizar os clientes (e potenciais) por meio de estratégias de marketing digital.
Tenha planejamento financeiro
A organização financeira é primordial dentro de qualquer plano de gestão de negócio. É preciso ter tudo muito bem elaborado e planejado, a fim de evitar dívidas e momentos de crise dentro do seu negócio.
Para isso, gerencie datas de pagamentos e recebimentos, notas fiscais, entre outros papéis importantes, controlando muito bem o fluxo de caixa. E isso precisa ser feito de forma diária, semanal ou mensal! É preciso eleger uma periodicidade que funcione para o seu negócio.
Tendo essas informações, fica muito mais fácil colocar em prática uma gestão de negócios mais eficiente, visando a saúde financeira da sua empresa.
Faça uso de estratégias de marketing
É crucial que, paralelo a uma boa gestão de vendas, sua empresa invista em estratégias de marketing. Com as redes sociais e a Internet, há um leque imenso a ser explorado online como forma de captar e fidelizar clientes.
As estratégias de marketing são parte integrante de uma gestão de negócios que visa ter uma relação consolidada com os consumidores – o que te coloca frente à concorrência.
Para potencializar as ações de marketing, você pode contar com informações estruturadas sobre os seus potenciais clientes, por meio de um sistema de inteligência de mercado com informações completas, atualizadas e assertivas, como o oferecido pelo Obras Online. Esses dados também podem nortear a prospecção de leads, auxiliando de forma realmente eficaz o seu negócio. Saiba mais!