25 de February de 2019
5 min leitura

Gestão de negócio: por que você deve investir na automação comercial?

A automação comercial visa a otimização e padronização de processos manuais por meio da tecnologia. Ela tem como objetivo aprimorar a gestão de negócio de uma empresa, ajudando a melhorar a eficiência dos processos, fornecendo informações que serão mais confiáveis e elevando a produtividade de uma forma geral.

Para ganhar destaque em um mercado cada vez mais competitivo as empresas necessitam ter acesso às informações de forma rápida, precisa e confiável. Visando facilitar essa rotina de trabalho, o sistema de automação comercial se tornou um grande aliado para aumentar a produtividade da equipe e, consequentemente, a rentabilidade da empresa.

Mas, esse processo não é realizado apenas por sistemas de computadores. A intervenção humana tem um papel importante, pois só assim será possível alimentar as informações, acompanhar e analisar os dados obtidos. Tudo isso com um único propósito: melhorar a gestão de negócio de uma empresa.

Quais os benefícios da automação comercial para a gestão de negócio?
De forma geral, são inúmeros os benefícios e as facilidades que a automação pode trazer para a gestão de negócio de uma empresa. Acompanhe abaixo algumas delas:

Integração dos setores da empresa
Os setores da sua empresa são integrados ou cada um faz o seu próprio controle? Já parou para pensar quanto tempo é gasto para atualizar todas essas informações? O esforço e o tempo dedicado na atualização desses dados podem ser bem grandes.

A automação pode facilitar a gestão dessas informações, pois todos os setores passarão a acessar um único banco de dados. Essa centralização de processos, além de facilitar o acesso de todos os colaboradores, resulta em maior eficiência na atualização das informações.

Isso garante não só a melhoria no compartilhamento das informações, mas também permite que as falhas de comunicação sejam reduzidas. Dessa forma, a empresa consegue obter dados mais confiáveis, que contribuirão no planejamento estratégico da empresa.

Integração das informações dos clientes
Com um software adequado ficará mais fácil realizar a integração das informações dos seus clientes atuais e futuros. A ferramenta possibilita um cadastro completo, incluindo os históricos de compras, quais as dificuldades o cliente enfrenta ou enfrentou e quais as soluções mais recomendadas para ajudá-lo.
Essas são informações importantes que podem ser acessadas e atualizadas a qualquer momento. A partir dessas informações é possível obter diversos relatórios para realizar as mais variadas análises detalhadas de consumo.

A ferramenta também ajuda a gerenciar o relacionamento entre cliente e empresa, evitando a inadimplência e aumentando a previsibilidade de receita. Vale destacar que essas informações podem contribuir para o desenvolvimento de ações de relacionamento, visando a fidelização do cliente.

Prospecção de novos clientes
Algumas ferramentas de mercado são integradas com o processo de prospecção de novos de clientes. Isso porque a plataforma consegue gerar dados que auxiliam a equipe de vendas no processo de pesquisa, investigação e levantamento de informações dos potenciais leads.
Essa pesquisa customizada e com maior índice de assertividade pode ser utilizada para o desenvolvimento e implementação de diversas ações de marketing. Conhecendo as reais necessidades do público alvo fica mais fácil criar campanhas atrativas e relevantes.

Redução de custos
Essa é outra grande vantagem da automação comercial. Com a redução da interferência humana no processo, as chances de uma análise incorreta diminuem e isso impacta diretamente na tomada de decisões.
A solução também facilita as análises de períodos de sazonalidade, ou seja, aqueles períodos em que há uma menor ou maior demanda por determinados produtos ou serviços. Essa análise permite a redução de desperdícios e acaba resultando em economia.

Com a automatização dos processos, a redução do índice de falhas humanas também deve ser considerada. Pois, ela impacta diretamente na redução dos custos operacionais. E, esse ciclo positivo de acertos e confiança gera uma empresa mais organizada e produtiva.

Controle sobre as vendas e o faturamento
Com todos os processos integrados o gestor consegue monitorar a lucratividade e o faturamento da empresa em tempo real. A ferramenta também possibilita realizar a análise de desempenho do time de vendas de forma individual ou coletiva.

Dessa forma as informações poderão ser utilizadas como referência para que o gestor consiga tomar decisões rápidas, assertivas e que estejam em sintonia com os resultados desejados pela empresa.
Por que contratar um software para gestão de negócio?

Investir em automação comercial deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade. E, para que um gestor consiga acompanhar em tempo real todas as informações da sua empresa, é necessário contar com o apoio da tecnologia.

A agilidade acaba se tornando um fator fundamental, e soluções inteligentes fazem a diferença nesse processo. Não tenha medo de investir em ferramentas que te ajudarão na gestão de negócio da sua empresa.
Quer agilizar seus processos? Conheça a Obras Online! Atendemos empresas de todos os portes e nos adaptamos à realidade de cada cliente. Invista na sua empresa e economize tempo e dinheiro. Aproveite para testar gratuitamente por 7 (sete dias)!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *