18 de December de 2020
6 min leitura

Sucesso empresarial: como fazer sua empresa crescer

como fazer sua empresa crescer

Se você clicou neste artigo, deseja encontrar soluções para fazer sua empresa crescer. Existe muito a se fazer nesse sentido, com uma série de métodos e estratégias diferentes. Nesse texto, vamos abordar algumas delas.

Antes de almejar um crescimento, você precisa responder a algumas perguntas:

As informações que você possui sobre o seu mercado estão atualizadas?

Quem são os seus concorrentes e o que eles estão fazendo?

Quais são as tendências a curto, médio e longo prazo para o seu mercado de atuação?

As tendências a longo prazo que estão por vir, você sabe como acompanhá-las e como elas podem impactar a sua empresa?

E os seus consumidores: quem são? O que precisam a curto, médio e longo prazo?

O que você oferece para eles é adequado? É preciso melhorar algum ponto para que você se destaque frente à concorrência?

Que oportunidades a sua empresa enxerga neste momento?

Ao responder essas perguntas, você consegue traçar um caminho mais certeiro em busca do sucesso empresarial. Além disso, existem alguns pontos que merecem atenção especial. Vamos abordá-los nos tópicos a seguir. Acompanhe!

Conheça o seu cliente

Para obter o sucesso empresarial, é preciso conhecer muito bem tanto os seus clientes atuais, quanto os potenciais. Entender o seu público-alvo é um dos primeiros grandes pontos para que qualquer negócio dê certo.

Não tem como fazer um planejamento estratégico sem ter o perfil dos clientes bem traçado. Tendo tudo definido, fica mais fácil estabelecer uma comunicação eficiente, bem como desenvolver estratégias que atendam as necessidades específicas do seu público-alvo.

Por isso, faça pesquisas com o seu público atual e busque sempre captar o maior número de informações possíveis sobre os leads. Informação é oportunidade!

Invista em marketing

Para fazer a sua empresa crescer, é mais do que necessário investir em marketing, em especial o digital. O intuito deve ser fortalecer a sua marca, captar novos clientes e fidelizar os já existentes.

Nesse contexto, dentre as principais estratégias de marketing que visa prospectar clientes e gerar leads, estão os chamados Inbound e Outbound. O Inbound, por exemplo, está totalmente inserido no contexto digital, cada vez mais importante nos dias atuais.

[Neste ebook, falamos tudo sobre essas duas estratégias. Baixe gratuitamente!]

Tenha uma estratégia competitiva

Para alcançar o sucesso empresarial, é primordial assumir um lugar de destaque frente   aos concorrentes, sabendo competir com o mercado. Sendo assim, é preciso adotar uma estratégia competitiva, dentro de um plano estratégico que visa fortalecer sua posição no mercado.

Tome uma posição em meio ao mercado e busque o crescimento do seu negócio, tanto agora quanto futuramente. Fortaleça a sua posição! Essa estratégia pode ser feita seguindo alguns conceitos, que abordamos neste artigo.

Estruture o departamento de vendas

O setor de vendas precisa ser estruturado, com uma definição bem clara dos processos de venda e com estratégias centradas no cliente, nas suas necessidades.

Os seus potenciais consumidores não desejam, hoje, receber um contato puramente comercial, com os vendedores querendo vender a todo custo o produto ou serviço da sua empresa. Eles querem ter suas necessidades compreendidas e atendidas!

Por isso, é importante que os vendedores tenham um perfil mais consultivo, sabendo negociar e oferecer o melhor resultado para o lead.

Sendo assim, alcançar o sucesso empresarial consiste em equilibrar os interesses de seus clientes com os seus, colocando o consumidor no centro dos seus esforços.

Compreender os processos de venda também auxilia na tomada de decisões e elaboração de estratégias.

Os processos costumam ser:

Descoberta

Educação

Seleção

Onboarding

Retenção e expansão

Outro ponto a se levar em consideração é o alinhamento dos departamentos de vendas e marketing. Quando os dois setores trabalham juntos, toda a empresa ganha.

Na área de fornecedores para a construção civil, por exemplo, é muito comum ter empresas que fornecem produtos em diferentes momentos de compra – pode ser na fase de projetos ou durante a fase de construção, por exemplo.

Então, para evitar que o time de marketing capture um lead que esteja em desacordo com o timing para que a equipe de vendas ofereça os produtos, é preciso que tudo esteja muito alinhado.

Assim, a área de marketing procura os leads conforme aquilo que a área de vendas tem a oferecer, pensando no timing das obras, a fim de evitar um negócio perdido.

Inteligência de mercado

A inteligência de mercado levanta e monitora dados e tendências do segmento de atuação com o intuito de melhorar o posicionamento de uma empresa frente à concorrência.

Sabe aquelas perguntas que colocamos no início do texto? Todas podem ser mais facilmente respondidas com os dados fornecidos pela inteligência de mercado. E a elaboração de uma estratégia competitiva que abordamos em um dos tópicos? Também!

Softwares de inteligência de mercado, como a Obras Online, capturam e estudam dados como mercado, tendências do setor, concorrentes, produtos, vendas, marketing, dentre outros.

São dados que contribuem significativamente para a elaboração de estratégias que vão impactar de forma direta no futuro do negócio, por isso todo o estudo deve ser abrangente, criterioso e baseado em dados reais.

Nosso sistema oferece oportunidades atualizadas diariamente, por meio de um mapeamento completo e assertivo de importantes obras e projetos em andamento no Brasil. Tudo isso permite aproximar o seu time de vendas dos potenciais clientes.

São mais de 30 mil profissionais ligados ao setor da construção civil cadastrados na nossa plataforma, facilitando a prospecção. Temos, ainda, mais de 15 mil empresas disponíveis no nosso sistema.

Esses dados reunidos de forma inteligente possibilitam que os usuários da Obras Online tenham uma real dimensão das obras não apenas em andamento, mas também em números. Possibilita, ainda, que consigam entrar em contato com os profissionais responsáveis pelas compras, facilitando o contato de compra e venda B2B.

Esse sistema aliado com outras funcionalidades, como gerenciamento de carteira e análise dos atendimentos permite um crescimento real dos seus negócios.

Sobre a Obras Online

Com cerca de 20 anos de atuação em inteligência de mercado para o setor da construção, nós, da Obras Online, monitoramos diariamente informações de investidores, construtoras e engenharias à frente de estudos de viabilidade, projetos e obras em andamento em todo país.

Nesse período, apoiamos mais de 2.000 empresas de diferentes nacionalidades e, atualmente, mais de 500 delas figuram como clientes recorrentes da carteira, ofertando as mais variadas soluções para o setor.

Para garantir êxito no processo de prospecção dos novos negócios e gestão das métricas comerciais, o Sistema combina diferentes ferramentas para automação e ampliação da visão de mercado.

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