12 de febrero de 2019
5 min leitura

Automação comercial x Vendas: como uma beneficia a outra?

A automação comercial é muito importante para o seu negócio, mas você sabe por quê? Todos os processos executados diariamente na sua empresa geram uma quantidade enorme de dados. Esses dados precisam estar disponíveis com rapidez, e de forma confiável para que sejam analisados.

E é exatamente nesse ponto que entra a automação comercial. Pois, ela envolve a utilização de um software que automatiza os processos que são realizados diariamente e de forma manual em uma empresa. Essa tecnologia torna o acesso aos dados estratégicos mais rápido, prático e seguro.
Com a automatização dos processos é possível visualizar todas as áreas do seu negócio, assegurando que elas estejam funcionando da maneira correta, e demonstrando através de dados quais são os pontos assertivos e quais são aqueles que necessitam de melhoria.

Ferramenta de automação comercial: como usar?

Abaixo listaremos alguns processos que poderão ser otimizados com a utilização de uma ferramenta de automação comercial.

Controle de faturamento

O faturamento é essencial para sobrevivência de qualquer negócio e quando ele está ruim é necessário tomar providências rapidamente. O controle do faturamento está diretamente ligado à tomada de decisões. Mas, muitas vezes o empresário não consegue detectar de onde está vindo aquele problema.
Esse problema pode estar relacionado ao produto, ao atendimento, ao público, mas também ao preço e até mesmo na falta de gestão do caixa. Por isso, independente do tamanho do seu negócio, é importante acompanhar continuamente a evolução do faturamento e o fluxo de caixa.

Sabemos que as análises manuais levam dias para ficarem prontas e na maioria das vezes não são totalmente confiáveis. A automação comercial possibilita o acompanhamento desses dados para que o empresário consiga encontrar e analisar as informações tomando decisões rápidas.

Controle de despesas

Controlar a entrada de capital é importante, mas é essencial saber para onde esse dinheiro está indo. Em alguns casos como o fornecimento de produtos é possível analisar as entradas e saídas, mas quando é realizado o fornecimento de serviços essa tarefa se torna mais complicada e exige maior controle.
Em todos esses casos é necessário administrar as contas a pagar e as despesas envolvidas, sejam elas fixas, diretas ou indiretas. Dessa forma fica mais fácil analisar os números para saber onde as despesas estão sendo maiores e realizar alterações no intuito de reduzir custos.

Controle de vendas

Para impulsionar as vendas da sua empresa, primeiramente é preciso entender qual é o seu público-alvo e o que ele está buscando. E, tudo isso só é possível graças ao auxílio da tecnologia. Se o seu negócio estiver aliado à tecnologia é possível ter uma considerável redução dos custos operacionais.
Com o software Obras Online, por exemplo, é possível automatizar o processo de vendas aumentando a assertividade na prospecção de novos clientes, utilizando informações qualificadas e que são totalmente integradas ao seu CRM.
Dessa forma, é possível ter acesso a um relatório de vendas para analisar o desempenho da empresa em um determinado período de tempo. Assim, fica mais fácil identificar oportunidades e riscos, além de monitorar e orientar as ações desenvolvidas pela equipe de vendas.

Relacionamento com os clientes

Os consumidores estão cada vez mais antenados em novidades e o time de vendas precisa estar atento a esse movimento de mercado. Se antecipar a uma tendência e promover ações de relacionamento torna a venda mais assertiva e, consequentemente, diminui os custos com prospecção.
Contar com software que utiliza inteligência comercial também ajuda a controlar o relacionamento com os atuais e futuros clientes. Com essa solução é possível realizar um trabalho de investigação, levantando informações como: quem são seus clientes, o que eles compram, quando e quanto compram.
Esse trabalho otimiza o acesso às informações, permite que a comunicação entre empresa e consumidor seja mais assertiva, além de possibilitar que a equipe comercial agilize o atendimento e consequentemente consiga alcançar as metas estabelecidas.

Auxílio na tomada de decisões

Com um software de automação comercial é possível acompanhar e analisar todas as informações da sua empresa em um único lugar. Gerenciar um negócio não é tarefa fácil, mas se todas as áreas da empresa estiverem integradas a sua gestão se torna mais assertiva.

Essa tecnologia traz inúmeros benefícios como:
• Acesso às informações estratégias de forma rápida e precisa;
• Automatização de atividades rotineiras que são realizadas manualmente e que demandam tempo;
• Otimização do tempo que era gasto com preenchimento de planilhas e relatórios;
• Redução de erros ocasionados por falha humana;
• Otimização de recursos humanos e financeiros.

Garantir assertividade para analisar as informações estratégicas do seu negócio fará toda a diferença nos seus resultados. Mas, quando falamos em automação comercial ficamos em dúvida sobre a melhor alternativa.
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