08 de outubro de 2020
5 min leitura

O atendimento da sua empresa está preparado para o mundo pós-pandemia?

atendimento online

Com a chegada da pandemia do coronavírus, as empresas precisaram se adaptar completamente para trabalhar de forma remota, evitando o máximo possível o atendimento presencial, como forma de resguardar os seus colaboradores e evitar ainda mais a disseminação da doença. O atendimento online, de forma remota, foi a solução encontrada para o momento, mas não só: ele deve continuar a ser uma tendência mesmo no pós-pandemia.

A prospecção porta a porta não é mais uma realidade nem neste momento e nem quando a situação normalizar – aliás, já era algo que vinha sendo substituído aos poucos pela prospecção online, antes mesmo da sua substituição ser uma necessidade.

O “novo normal” exige atender o cliente sem contato físico, como forma de atender as demandas e garantir a continuidade dos negócios. Neste meio digital, além de ser possível realizar todo o atendimento, é possível ainda prospectar e encontrar potenciais clientes com uma série de estratégias mais assertivas.

Mas para isso é preciso contar com recursos que possam mapear os potenciais leads e decisores, bem como a melhor forma de abordá-los.

Não há mais espaço para dúvidas: estar presente no ambiente digital é a melhor forma de se manter conectado aos consumidores, garantindo sucesso nas vendas. Os consumidores desejam interagir de maneira fluída, personalizada com as marcas, cabendo as empresas construir essa relação de confiança a longo prazo.

 

É preciso pensar no consumidor

Os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes. Para eles, o meio digital oferece uma variedade de produtos e serviços a menos de um clique de distância.

E, como já ocorria antes da pandemia, o consumidor atual não quer apenas bons produtos ou serviços – nada disso mais é o bastante. É preciso investir em estratégias que melhorem o relacionamento com o cliente e a sua experiência durante cada etapa do processo de compra.

É essa experiência, em um mercado competitivo, que irá fidelizar esse consumidor.

 

Personalização do atendimento

E é nesse contexto que entra o atendimento personalizado, já que hoje o consumidor visa encontrar em uma empresa engajamento e experiência, conquistado por meio de uma mensagem que transmita confiança. Esse relacionamento é, a longo prazo, mais comprometido.

O atendimento ao cliente é um grande diferencial. Se feito de forma correta, o atendimento personalizado, que pode ser feito por meio de vários canais e plataformas, é muito adequado para reter clientes antigos e conquistar novos, melhorando a percepção que eles têm acerca da sua marca.

Por isso:

  • Conheça seu público;
  • Construa uma relação com eles;
  • Humanize a interação;
  • Ofereça exclusividades;
  • Sempre salve as informações e históricos do cliente;
  • Esteja disponível.

 

Invista em marketing

Durante uma crise, a tendência é que as empresas congelem os investimentos em marketing. Isso é um dos erros que mais contribuem para o fechamento das empresas neste momento. Para vender na crise, é preciso ser visto pelas pessoas certas.

Com um número cada vez maior de pessoas conectadas, investir no marketing digital e levar seu processo de prospecção para o online é primordial.

Além disso, estamos em um momento em que não é possível fazer prospecção presencial. Não é possível visitar os potenciais clientes e/ou participar de eventos do setor, o que transfere o processo de prospecção totalmente para o digital.

Como abordado acima, o processo de prospecção agora é online, o que já era uma tendência antes do coronavírus. Os processos digitais entregam rapidez e organização, facilitando as vendas, bem como levam os seus clientes até você por meio da internet – e não o contrário.

É preciso investir em técnicas de SEO, marketing digital, marketing de conteúdo e mais uma série de estratégias que estão centradas nos conceitos de inbound e outbound 2.0.

 

Inbound e outbound

O mercado mudou e os hábitos dos clientes também. Dessa forma, a visão, o planejamento e a prática da prospecção também precisam ser repensados, acompanhando as tendências atuais.

A partir disso surgiu o conceito de Funil de Vendas em Y, metodologia que une os times de marketing e vendas otimizando processos internos e alinhando as ações do início ao fim da estratégia, por meio das estratégias de inbound e outbound.

Assim, os profissionais monitoram plataformas que vasculham a internet em busca de leads, após a definição do Perfil de Consumidor Ideal, o “ICP”. Cabe ao inbound, modelo conhecido como marketing de atração, atrair, converter e nutrir esses leads.

A atração geralmente ocorre por meio de formulários de contato ou ao fazer download de ebooks, por exemplo, já que o inbound está ancorado especialmente na estratégia de produção de conteúdos em blogs e redes sociais, disponibilização de conteúdos ricos em ebooks, envio de e-mail marketing, dentre outros.

Por meio de landing pages, as empresas capturam as informações de contato desses leads, os utilizando posteriormente para a nutrição e conversão desses potenciais clientes.

E a prospecção nesses casos é muito mais fácil, pois os leads que se inscreveram para receber o seu contato já estão, de certa forma, interessados no que você tem a oferecer. Já é meio caminho andado!

Todos esses processos podem ser feitos de forma online, por meio de softwares e plataformas, que aumentam a organização e eficiência do processo de venda.

 

Conclusão

Com o online cada vez mais forte e em tempos de crise, as empresas também devem buscar acelerar os seus processos de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) e de Business Intelligence (BI).

Munir os vendedores com ferramentas digitais pode, de fato, levar a uma grande melhoria no desempenho das vendas. Além disso, a personalização e automatização dos atendimentos também otimizam todo o processo, sendo uma grande aposta para o mundo de negócios pós-pandemia. Os dados dos clientes em tempo real, com apoio de ferramentas de comunicação e atendimento, vão dar mais poder aos vendedores.

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