12 de fevereiro de 2020
6 min leitura

Os 20 aplicativos mais utilizados na construção civil

A  nova onda de tecnologia possibilita mudanças de perspectiva em todo o setor produtivo e estar atualizado já não é mais uma opção. Hoje, já é comum presenciar obras totalmente conectadas à gestão online e softwares de inteligência artificial, resultado da 4ª Revolução Industrial.

 

Nesse mesmo movimento, surgiram aplicativos para construção civil que têm como objetivo otimizar o tempo ao levarem para uma obra ferramentas virtuais que possam substituir as ferramentas manuais tradicionais.

 

Confira quais são os 20 aplicativos para a construção civil que você não pode deixar de conhecer!

 

1.Construct App

Com esse aplicativo, é possível gerir relatórios de obra em segundos e compartilhar com a equipe os dados mais atuais do projeto. Isso inclui um número ilimitado de fotos, mensagens de texto e voz, planta digital com marcações, listas de tarefas e outras funcionalidades. O aplicativo reduz de 25% a 35% o volume de horas trabalhadas, chegando até a 50% dependendo do tipo de projeto.

 

  1. AutoCAD 360

Já conhecido pelos engenheiros, agora a ferramenta também está disponível para o mobile. Com ele é possível acessar desenhos de uma conta de armazenamento grátis da nuvem da Autodesk ou de outras contas de nuvem. Outros benefícios do aplicativo são: visualizar, editar e compartilhar qualquer projeto em formato DWG, fazer anotações e até abrir documentos do tipo DXF recebidos por e-mail.

 

  1. JobFLEX

O JobFLEX é um aplicativo especializado na criação de orçamentos. A partir do cadastro de possíveis serviços, pode-se criar uma lista que irá gerar automaticamente a estimativa de valor para um cliente. O app também armazena os pedidos em andamento e todas as informações de contato com clientes para facilitar a organização do usuário.

 

  1. GraphPad Pro

O GraphPad Pro é um aplicativo para construção civil que permite ao engenheiro criar um desenho na escala correta de maneira rápida. Ao permitir que se adicionem círculos, arcos e dimensões, o app dá agilidade ao trabalho de editar uma planta sem perder a precisão do projeto.

 

  1. Reforma Simples

O aplicativo realiza cálculos rápidos da quantidade de materiais necessários em uma obra. Ele também gera o preço dos materiais, mão de obra e encargos complementares para diversos serviços, cujos valores são atualizados mensalmente para todos os Estados, conforme publicado nas tabelas do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).

 

  1. Sun Seeker

O Sun Seeker fornece informações sobre a posição do sol em relação à obra por meio de uma bússola plana e uma visão por realidade aumentada 3D. Essa solução é interessante na hora de pensar quais cômodos irão ou não receber luz solar durante determinada época do ano. Com o Sun Seeker, também é possível verificar qual a distância que a luz do sol alcançará dentro de um cômodo da casa, qual a melhor posição de uma piscina, qual lado da casa estará sombreada no verão, etc.

 

  1. PlanGrid

O PlanGrid permite trabalhar nas plantas dos projetos mesmo à distância. Além disso, possibilita o trabalho com RFIs,. Ele se destaca por permitir anotações diretamente na planta, com a ferramenta de marcação, adicionando notas e fotos. Com isso, aproxima o planejamento com a gestão de obras. E, caso o projeto seja mais complexo, o PlanGrid permite criar links com documentos, aumentando a integração entre eles.

 

  1. Construction Master Pro

Trata-se de uma calculadora simplificada para obter operações relacionadas a construções, como áreas, volumes, alturas, entre outros dados, de um jeito rápido.

 

  1. BIMx

Trata-se de uma tecnologia única para navegar no modelo 3D do edifício e na folha de desenho, integrados para visualizar a informação de componentes do edifício.

 

  1. Safesite

 

O app colabora na segurança, ajudando na identificação e correção de problemas antes que eles virem incidentes em uma obra. Uma das funcionalidades básicas do aplicativo é tirar fotos de possíveis erros e notificar a equipe responsável pela correção.

  1. FTQ360

Ele permite acompanhar a produtividade, a qualidade e a segurança no canteiro de obras através de mais de 350 opções de checklists. E ainda possibilita que o usuário crie o próprio checklist. Com o aplicativo, também é possível enviar listas de tarefas para os responsáveis, facilitando o trabalho de inspeção dos projetos.

 

  1. Photo Measures

O app possibilita o compartilhamento de imagens e documentos em PDF com medidas já anotadas diretamente na figura.

 

  1. iHandy Level Free

 

O aplicativo é um nivelador de bolso que conta com uma interface tradicional ao equipamento clássico, e é também uma tela digital do ângulo atual medido em graus em referência à horizontal.

 

  1. Angle Meter PRO

 

Ele elimina a necessidade de se levar todo um conjunto de ferramentas físicas para se fazer o levantamento de informações na obra. O Angle Meter PRO trabalha com funcionalidades que permitem medir ângulos ou inclinações na obra com alto grau de precisão, em diferentes modos de aplicação, a partir somente da câmera do seu celular ou tablet.

 

  1. iHandy Carpenter

 

Similar ao Angle Mater, esse app é uma caixa de ferramentas em forma de aplicativo, sendo um dos mais completos do mercado. Conta com régua, pêndulo, transferidor e medidor de nível, permitindo que você não precise carregar todos esses materiais físicos para onde for.

 

  1. Fast Concrete Pad Calculator

 

Este aplicativo serve para o cálculo das quantidades necessárias de concreto e aço. Além das quantidades para utilização no projeto, ele também calcula o custo e desperdício do material.

 

  1. Fieldwire

 

O app de gestão de projetos permite visualizar rapidamente a planta do espaço, acompanhar o cronograma de atividades e acessar checklists.

  1. Timesheet Mobile

 

Esse aplicativo que permite acompanhar facilmente o horário de trabalho de todos os funcionários. Usando GPS ou inserção de dados, é possível organizar a escala de trabalho e acompanhar as atividades de eletricistas, encanadores e outros profissionais.

  1. Fall Safety App

 

As quedas podem ser perigosas e preocupantes no mercado de construção. O aplicativo indica quando o funcionário está prestes a cair ou sofrer um acidente, usando apenas o celular dele para isso. Se um profissional sofrer uma queda, o sistema emite um alarme por 30 segundos e aciona os contatos de emergência para o socorro.

 

  1. Harmon.ie

Compartilhar documentos e e-mails fica mais muito fácil com esta ferramenta. Uma das grandes vantagens do Harmon.ie é funcionar mesmo sem conexão com a internet, facilitando a vida mesmo em trânsito ou em locais remotos.

 


Gostou desta lista de aplicativos que podem ajudar os colegas do setor da construção? Então compartilhe e não deixe de estar por dentro das novidades assinando nosso Blog para receber na íntegra atualizações e avanços do setor da construção. Conte conosco para ter INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO e DADOS para traçar a melhor estratégia que levará a sua empresas a grandes Resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *