10 de setembro de 2020
5 min leitura

Estratégia competitiva: saia na frente dos seus concorrentes

estratégia competitiva

Para ter um negócio de sucesso a longo prazo, é necessário se destacar frente aos concorrentes, sabendo competir em meio ao mercado. Para isso, as empresas precisam adotar uma estratégia competitiva, dentro de um plano estratégico que visa fortalecer sua posição.

Desta forma, a estratégia competitiva significa tomar uma posição estratégica em meio ao mercado e à competitividade com as outras marcas, pensando no futuro da sua empresa. Essa estratégia pode ser feita seguindo alguns conceitos, que abordaremos neste artigo.

Em uma definição mais específica, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) define estratégia competitiva como a forma que a empresa “decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus concorrentes para sair na frente e ganhar vantagem competitiva e sustentável”.

 

Analise sua empresa “de fora para dentro” ou “de dentro para fora”

Estratégia de fora para dentro

Esse tipo de estratégia parte da premissa de analisar o que é externo à sua empresa, ou seja, o mercado. Assim, você precisa entender o seu segmento de atuação para, dessa forma, definir qual será a melhor forma para competir e se destacar. Ter uma vantagem competitiva é primordial!

Ao analisar de fora para dentro, os negócios estão mais propensos a se adaptar às exigências do setor de atuação, independente das suas capacidades. Assim, quem traça a regra é o mercado, não a empresa.

Estratégia de dentro para fora

Já a estratégia de dentro para fora visa, como a própria expressão sugere, olhar para dentro da empresa, percebendo os seus recursos internos. Assim, busca dentro o que a diferencia das demais marcas concorrentes, sendo o ambiente interno que proporciona a competitividade.

Esse tipo de abordagem trabalha para construir capacidades e recursos internos que são dificilmente copiados por concorrentes. Mas, no caso de a concorrência copiar essas capacidades que a diferenciam, precisa estar sempre desenvolvendo novas capacidades internas para garantir a sua diferenciação.

 

Custo, diferenciação e enfoque

As estratégias competitivas são compostas por três áreas: custo, diferenciação e foco. Então a empresa deve buscar se diferenciar nestes três quesitos.

Custo: essa estratégia se dá pela busca de praticar preços mais baratos que a concorrência, pesquisando por tecnologias e meios de produção que lhe permitam produzir mais e, assim, diminuir os preços na ponta.

Nesse sentido, é preciso pesquisar fornecedores de matérias-primas e outros pontos dentro da cadeia produtiva que impactem positivamente no preço final oferecido ao consumidor.

Embora a qualidade dos produtos não possa ser ignorada, a intensa atenção ao custo é imprescindível para se atingir a meta de liderança frente aos concorrentes no que se refere ao custo.

Diferenciação: trata-se de buscar oferecer produtos e serviços únicos no mercado ou, então, com alguma vantagem que o diferencia, mesmo que essa vantagem venha acompanhada por um custo extra. É possível, nesse caso, oferecer o mesmo serviço que os concorrentes, mas ter também uma opção diferenciada para quem busca um produto ou serviço superior.

Geralmente, essa diferenciação inclui qualidade e durabilidade superior do produto oferecido ou exclusividade.

Se bem alcançada, é uma abordagem que proporciona retornos acima da média e liderança no setor de atuação, por fidelizar o cliente.

No entanto, essa estratégia não costuma conquistar uma grande fatia do mercado.

Foco: essas estratégias são voltadas principalmente a empresas que se especializam em um único segmento de mercado, direcionando todos os seus esforços para atender clientes visando necessidades específicas.

Assim, enquanto as outras duas abordagens tenham o intuito de atingir toda a empresa e consequentemente o mercado, a abordagem de enfoque visa um alvo mais preciso, específico e menos genérico.

O intuito é atender o consumidor, que é mais segmentado, de forma mais efetiva e eficiente que os concorrentes, que estão concorrendo de forma mais ampla.

 

Qual estratégia devo usar?

Para escolher qual estratégia competitiva deve adotar, é necessário analisar o mercado que a sua organização está inserida. Analise questões como o tamanho do seu negócio e do mercado e o quanto cada empresa concorrente tem de market share.

O primeiro passo para elaborar uma estratégia competitiva é verificar se a abordagem da sua empresa está clara em cada um dos conceitos abordados, para analisar quais se encaixariam melhor no seu negócio.

É importante tentar se aprofundar no assunto, analisando os dois modelos de avaliação mais comumente utilizado pelas empresas. Esses modelos podem auxiliar na reflexão sobre as diferentes metodologias e refletir a melhor para a sua empresa. São elas: as Estratégias Genéricas de Porter e a Tipologia Estratégia de Miles & Snow.

 

Conclusão

Não tem jeito: é primordial investir em uma estratégia competitiva para sua empresa. É por meio dessa estratégia que você constrói uma vantagem competitiva única, valiosa para o mercado e difícil de ser copiada pelos concorrentes, destacando-se cada vez mais em um mercado extenso e dinâmico.

Tudo isso influencia diretamente no futuro da sua marca, no seu faturamento e no seu sucesso a longo prazo, bem como auxilia a entender melhor qual o seu papel como negócio em meio a um mercado competitivo, tendo algo em que se guiar para se planejar também no curto e médio prazo e nas estratégias de marketing.

Assim, você pode ter uma posição competitiva “de dentro para fora” ou “de fora para dentro”, visando custo, diferenciação ou enfoque. Mesmo que você escolha focar no externo ou no interno, é possível, anda assim, se adequar ao mercado ao mesmo tempo que explora forças, recursos e capacidades internas, destacando-se cada vez mais no seu mercado.

Definir uma estratégia competitiva é um processo de “autoconhecimento” sobre a sua própria empresa!

 

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