CRM de vendas para construção civil: 5 benefícios para sua empresa

CRM de vendas

O CRM de vendas é uma ferramenta essencial para alcançar a excelência na operação comercial. Com o seu uso, é possível obter um maior controle sobre o processo comercial e entender melhor o comportamento dos potenciais clientes.

Ele começou a ser usado pelas grandes empresas e, em razão da evolução tecnológica recente, tornou-se acessível e viável para companhias de todos os portes. É uma ferramenta que se torna indispensável tão logo passa a ser utilizada.

Por isso, se você ainda não a utiliza em toda sua potencialidade, precisa pensar seriamente a respeito. Vamos entender como ela funciona e os benefícios que você pode obter? Continue a leitura!

O que é CRM de vendas?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que pode ser traduzido para gestão do relacionamento com o cliente. É uma ferramenta que permite gerenciar todo o processo comercial com o objetivo de engajar o cliente e encantá-lo, facilitando assim a venda e otimizando todas as etapas de comercialização dos seus serviços.

Basicamente, o sistema armazena todos os dados de contato e gera informações essenciais para que você possa aumentar as vendas e entender o comportamento dos seus prospects. Para compreender melhor, é preciso conhecer a lógica da estratégia de relacionamento e a fidelização de clientes.

Certamente, você conhece os populares cartões de fidelidade. Então, vamos usá-los como exemplo. Embora não tenha relação com sua atividade, você vai perceber como essa escolha vai facilitar a compreensão.

A primeira vista parece que a função dos cartões é fidelizar o cliente com a oferta de descontos, prazos e outras facilidades exclusivas. Obviamente elas ajudam, mas, na verdade, são atrativos para estimular o cadastramento dos clientes.

O principal objetivo é colher informações sobre o comportamento de compra com a intenção de entender as necessidades e desejos do público. Com base nessas informações, a empresa desenvolve sua estratégia de forma a atender as expectativas do prospect e, em decorrência disso, vender mais.

Além disso, a ferramenta permite gerenciar todos os aspectos mais práticos do processo de venda. Como resultado, ela aumenta a produtividade e a assertividade, garantindo desempenho superior.

Como a ferramenta ajuda a vender mais?

Agora que você entendeu o conceito, vamos relacionar as funcionalidades do sistema que permitem que você aumente suas vendas. Para isso, vamos considerar as funções disponíveis no Obras Online, já que é um CRM feito sob medida para a construção civil e já conta com vários casos de sucesso. Confira!

1. Controle e histórico de atividades

Cada interação com os seus clientes e prospects é registrada no sistema e armazenada de forma organizada, o que possibilita uma fácil consulta. Isso permite gerar estatísticas e relatórios de desempenho, e facilita o atendimento.

Além do acompanhamento, é possível gerar uma agenda lembrando os contatos pendentes e as tarefas diárias de cada membro da equipe comercial. O gerente acompanha todas as ações em tempo real, podendo incluir sugestões e cobrar cada vendedor.

Mesmo quando você fica um tempo sem fazer contato com um cliente, ao retomá-lo, vai ter o registro sobre as últimas interações e lembrar-se de detalhes que podem ajudar a fechar o negócio. Além disso, o cliente percebe um maior profissionalismo de sua parte e sente que você dá a devida atenção ao caso dele.

Contudo, o mais interessante do registro do histórico é que as informações são organizadas de acordo com o seu processo de vendas. Os clientes podem ser separados em grupos, categorias e perfis, incluindo o estágio do processo em que se encontram.

Você vai saber quantos acabaram de entrar no seu fluxo de atendimento, os que já foram contatados, os que têm uma proposta pendente, os que compraram, os que estão satisfeitos e assim por diante.

Com base nessas informações, é possível programar ações para cada etapa (atingindo os prospects que estão naquele estágio). Com isso, você estimula que eles avancem no processo até fechar o negócio.

2. Controle de propostas enviadas

Um fator que costuma comprometer as vendas é o controle de proposta. Quando a empresa usa planilhas ou outra aplicação semelhante, é comum que uma ou outra pendência seja tratada sem uma lógica de prioridade.

Com o controle de propostas de um CRM, a sequência de atendimento fica programada e o sistema lembra o responsável no dia e no horário que precisa fazer contato — ou outra ação para reforçar a negociação. Além disso, é possível organizar essas ações de acordo com a prioridade de cada caso, aumentando as chances de gerar negócios ao focar no que é mais importante.

3. Relatório consolidado de vendas

Os relatórios são outro ponto alto. Eles formam um verdadeiro painel de controle de sua operação comercial e identificam onde estão os gargalos. Por exemplo, talvez o ciclo de venda esteja muito longo, demonstrando que sua prioridade é diminuir o tempo que o cliente demora em decidir, pois é o aspecto que mais está apontando os índices para baixo.

De posse dessa informação, você pode promover ações e qualificar a equipe para melhorar os índices. Talvez você esteja pensando: mas eu sei que a diminuição do prazo de decisão poderia aumentar minhas vendas! Pois bem, a diferença é que, com o CRM, você vai saber se essa deve ser sua prioridade de correção.

Talvez a taxa de conversão de propostas em vendas é que esteja baixa, ou qualquer outro indicador. Além disso, as informações desse relatório de desempenho combinadas com detalhes sobre o comportamento dos prospects, vão ajudá-lo a ter as ideias certas para corrigir os problemas que mais criam dificuldade.

4. Informações de projetos e obras em andamento          

O CRM não está limitado ao acompanhamento das vendas. Ele permite gerenciar o relacionamento como um todo. Isso inclui os projetos e obras que estão em andamento. Essas informações são fundamentais para conhecer e organizar detalhes sobre o que agrada o cliente e desenvolver políticas comerciais mais atrativas, gerando mais negócios.

Além disso, melhora o relacionamento com os clientes atuais, que voltam a fazer negócios e podem indicar os seus serviços.

5. Consultoria especializada

Eis aqui um ponto ao qual você deve ter muita atenção! Nada adianta o melhor CRM do mundo se ele não for bem aproveitado. Por isso, a especialização é tão importante. Quando você conta com auxílio de profissionais que conhecem como as coisas acontecem no seu dia a dia, o sistema é alinhado perfeitamente às demandas do seu processo comercial.

Ou seja, um CRM de vendas é uma ferramenta. Como sabe, até uma colher de pedreiro na mão de quem não está acostumado a usá-la pode criar dificuldade. Contudo, com orientação e prática, o serviço fica produtivo. No caso do sistema, é importante que as telas e as funcionalidades sejam intuitivas para que o uso seja mais simples, mas a excelência depende da ajuda certa.

Vamos entender isso melhor? Nossa equipe está preparada e aguarda para ajudá-lo mais. Entre em contato e conheça os benefícios possíveis para o seu caso, de acordo com as características e o momento de seu empreendimento.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *