25 de março de 2019
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Competitividade de mercado: melhore seus resultados automatizando seu comercial

A administração de qualquer empreendimento exige muito de um gestor em diversos aspectos. Como se não bastassem todas as questões que envolvem o negócio em si (tais como a gestão de pessoal, controle de recursos financeiros e tomar decisões operacionais), a competitividade de mercado segue cada vez maior.

Neste contexto, a tecnologia tem papel importante. Ela, por exemplo, torna cada vez mais agressivo o mercado de qualquer segmento empresarial. Um caso típico é a concorrência. Se antigamente era relativamente tranquilo mapear potenciais adversários nas vendas, atualmente ele pode estar até mesmo em outro país, vendendo pelo ambiente online.

Ao mesmo tempo, a tecnologia pode ser de grande valia para criar alternativas e estratégias visando driblar a competitividade de mercado. Hoje, neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa situação e também sobre a possibilidade de automatização do seu time comercial.

Qual o grande impacto da atual competitividade de mercado?

O grande desafio do empreendedor moderno é se destacar em meio a tantos concorrentes. Como vimos, essa concorrência hoje escapa de banners e publicidade física. O seu potencial cliente pode estar sendo bombardeado de informações e opções a todo instante, pelo celular, pelo computador ou por qualquer outro dispositivo eletrônico.

Para líderes de destaque, no entanto, esse grande desafio acaba sendo motivador. Como fazer para destacar-se da concorrência? Como driblar a competitividade de mercado? São perguntas norteadoras das tomadas de decisão. Como uma empresa pode driblar a competitividade de mercado?

Para que as suas ações sejam corretas na tentativa de driblar a competitividade de mercado, é fundamental identificar bem tudo que compõe o seu mercado. Aspectos como as vantagens do seu produto (ou serviço), características do público-alvo ou a capacidade de inovação, por exemplo, são necessários para elaborar uma boa estratégia. Muitas empresas acabam se esquecendo de acompanhar o mercado quando vivem um
bom momento e, como sabemos, hoje em dia tudo é extremamente dinâmico. Portanto, para conquistar bons diferenciais competitivos, jamais deixe de estudar e acompanhar o seu mercado.

No final das contas, tudo passa muito pela capacidade de inovação ou, em outras palavras, agir antes que o mercado como um todo caminhe na mesma direção. Isso,

afinal, converte-se em um grande diferencial competitivo e deve ser feito a todo o momento. A inovação pode ser feita de diversas formas. O seu negócio pode encontrar novos parceiros, criar novos produtos ou ter a inclusão de novas ferramentas que possibilitem um incremento de resultados. É o caso da automatização do comercial.

O que é a automatização do comercial?
Dentro do seu negócio, seja ela qual for, existem diversos processos. É humanamente impossível que um gestor possa acompanhar e participar de todos eles, razão pela qual o aproveitamento dos dados e informações é muito mais interessante quando utiliza-se da tecnologia. É aqui que entra a necessidade da automação comercial.

Mas, afinal, o que é a automatização do comercial? Esse é o nome dado para o uso da tecnologia (e das suas ferramentas) dentro da rotina empresarial. A ideia é maximizar a produtividade e automatizar processos, garantindo maior acerto nas análises e, consequentemente, redução de erros humanos.

Naturalmente que, assim como outros aspectos da nossa tecnologia, as ferramentas são diversas para essa finalidade. Uma bastante popular é a ferramenta de CRM. Como a ferramenta de CRM pode ajudar contra a
competitividade de mercado? Caso essa seja uma sigla completamente nova para você, saiba que ela significa Customer Relationship Management — algo como gestão do relacionamento com o cliente em uma tradução ao português.

O objetivo de uma ferramenta de CRM é aprimorar e desenvolver a relação existente entre uma empresa e os seus clientes, apresentando uma série de benefícios ao empreendedor que se utiliza dela. O principal deles está no controle das informações, permitindo que tanto gestores como colaboradores tenham acesso aos dados necessários para ações de rotina e tomadas de decisão.

No entanto, não é apenas nesse aspecto que vale a pena buscar a automatização comercial. Trata-se, afinal, da oportunidade de ter a sua empresa organizada na tela de um computador, permitindo facilidade e agilidade no acompanhamento de clientes e na hora de traçar estratégias pensando em vencer a sua concorrência.

Comece a usar uma ferramenta de CRM para automatizar o seu departamento comercial.

Finalmente, vale lembrar que otimizar processos e ganhar tempo já pode ser considerado como um diferencial competitivo. Quanto antes você tiver informações do seu negócio e do seu mercado, mais rapidamente poderá agir e, em muitas vezes, isso poderá ser feito antes das outras opções do seu consumidor.

Uma ferramenta de CRM, portanto, traz uma grande oportunidade de levar o seu negócio para outro patamar. Por tudo isso, não deixe de trabalhar com a automatização do comercial pensando também na competitividade de mercado. Ela é de grande valia e permite uma vantagem considerável para analisar e atuar no seu dia-a-dia.

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