15 de enero de 2021
5 min leitura

Chat online para empresas B2B: vale a pena?

As empresas B2B (Business-to-Business) necessitam, cada vez mais, de um relacionamento mais estreito com os clientes. Além de oferecer um produto ou serviço de qualidade, é primordial investir em formas de melhorar a experiência do consumidor, atentando-se às suas necessidades. Nesse contexto onde o digital se faz cada vez mais presente, estão os chats online. Mas será que eles valem a pena?

Sim, valem! Isso porque, geralmente, os consumidores de empresa B2B são administradores, gerentes ou donos de outras empresas, que necessitam de um acompanhamento durante o momento de compra para que todas as suas dúvidas sejam satisfatoriamente esclarecidas – e tudo isso precisa ser feito o mais rápido possível, de forma conveniente para os clientes.

Esse é um atendimento que precisa ser diferenciado, com negociações personalizadas e relevantes para ambos os lados. E é justamente aí que entra o chat, com a junção da necessidade de um atendimento personalizado, em um mundo cada vez mais digital e que exige mais rapidez nos processos. Ninguém quer esperar muito tempo para ser respondido.

Também não podemos deixar de lembrar do momento delicado que atravessamos, onde uma inesperada pandemia nos forçou a recorrer ainda mais aos meios digitais.

Como funcionam os chats?

Antes de tudo, é preciso estar presente no ambiente online, seja por meio das redes sociais, por conteúdos no blog da sua empresa ou até mesmo no Google. Por algum desses canais, o potencial cliente chega até seu site e se interessa pelo que você tem a oferecer.

Naturalmente, ele tem dúvidas e é aí que entra o chat como forma de responder esse visitante prontamente, logo que ele contata sua empresa. Isso aumenta exponencialmente a chance de você fechar um negócio.

Disponibilizar um chat no site da sua empresa é uma forma de melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, gerar mais valor para a marca.

Confira mais algumas vantagens acerca do chat para empresas B2B e entenda como ele pode ajudá-lo a se posicionar melhor frente aos potencias clientes.

Rapidez de resposta

Uma das principais vantagens para o cliente que entra em um site com chat disponível é o tempo de resposta. Como já afirmamos, consumidores B2B não têm muito tempo disponível para aguardar uma resposta – eles precisam de rapidez.

Esse tempo de resposta também demonstra, para o potencial consumidor, cuidado por parte da sua empresa. Ele indica que seu negócio estará disponível para dar assistência no dia a dia, durante todo o processo de compra e/ou prestação de serviços. Na contramão disso, a demora na primeira resposta pode apontar uma falta de comprometimento.

Outro ponto do chat online é que, diferente do telefone e do e-mail, ele é muito mais conveniente para os clientes. Telefonar nem sempre é possível e o e-mail pede por um tempo de resposta maior. No chat, basta digitar para conversar em tempo real com o operador.

Auxilia nas vendas

O chat online aumenta, em muito, a possibilidade de converter visitantes do seu site em leads. Isso porque, sem o chat, eles teriam que procurar os dados de contato da sua empresa para, só assim, enviar uma mensagem. Com o chat, a janela que abre em determinado espaço da tela instiga ele a mandar uma mensagem com muito mais facilidade.

Assim, esses visitantes são respondidos de forma imediata e o operador que o responder fará o início da prospecção por meio do chat, respondendo suas objeções e auxiliando na decisão de compra.

Isso é muito importante para empresas B2B, já que os ciclos de vendas nesse tipo de negociação costumam ser mais longos.

As informações coletadas no momento do primeiro contato auxiliam a qualificar esse lead, acelerando a jornada de compra.

De acordo com a SmartBug Media, investir em um canal de comunicação instantânea com o seu público pode aumentar a conversão de leads em até 20%! Empresas que respondem em 10 minutos, em comparação com que as respondem em 5, reduzem em 400% a chance de qualificar leads.

Reduz custos

O chat online pode te auxiliar na redução de custos, uma vez que demanda uma equipe menor – um mesmo operador pode responder mais de uma conversa simultaneamente. Os custos com esse tipo de operação podem, ainda, serem menores do que os gastos com telefone.

E ainda vai além: o chat para empresas B2B permite um retorno sobre o investimento bem maior, com um aumento em cerca de 305%.

Outros dados mostram custos de interação 70% menores e redução de 12% no volume de chamadas telefônicas.

Aproximação com o cliente

Dados de um estudo da ATG, em parceria com a Global Consumer Trends, mostram que 90% dos clientes sentem mais confiança por empresas que possuem chat online, já que essa ação indica prontidão e eficiência.

Responder mais rapidamente os visitantes do seu site te fará prospectar com mais assertividade, melhorando a experiência do consumidor e aumentando a chance de fidelizá-lo.

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