12 de agosto de 2020
6 min leitura

Como continuar a vender mesmo na crise. Confira 5 dicas para crescer as vendas da sua empresa

Vender na crise

A economia brasileira vinha, a passos lentos, se recuperando. Com a chegada do novo coronavírus, mais uma vez a crise bateu na porta das empresas e do setor da construção civil. Neste cenário, uma das dúvidas mais frequentes é como continuar a vender na crise e, mais do que isso, como aumentar os resultados de vendas.

Manter resultados em tempos de crise é um desafio. Por isso, a empresa e aqueles que estão à frente da sua gestão e direção devem tomar medidas adequadas para adotar atitudes inteligentes que visam contornar os efeitos negativos.

Além disso, é válido destacar que momentos de crise servem para que os processos da empresa sejam reavaliados, deixando-os ainda melhores do que antes. É um momento para buscar dar o melhor de si e do seu negócio.

Confira algumas dicas para continuar tendo resultados, mesmo durante a crise.

Para vender mais, otimize os processos de venda

É fundamental que sua empresa tenha um processo de vendas testado e estabelecido. Para isso, é necessário ter um passo a passo para que os vendedores possam se orientar na hora de atender o cliente.

Dessa forma, mantenha o processo de vendas sobre constante revisão. O roteiro preestabelecido deve ser mudado de tempos em tempos, avaliando o que deu errado e o que deu certo, para otimizar o processo.

O relacionamento com o cliente deve ser um foco constante da sua empresa. Procure conhecê-lo e saber quais as suas necessidades, a fim de propor as melhores soluções e identificar as melhores oportunidades.

Também é necessário melhorar a captação de novos clientes, seja por meio de anúncios na internet e treinamentos para a equipe de vendas, bem como por meio de outras técnicas, que falaremos mais abaixo.

Em suma, um bom processo de vendas é aquele que ocorre após minucioso estudo e diagnóstico dos problemas do cliente, entendendo todas as suas necessidades.

Encurte os caminhos com o decisor

É necessário que, na hora de vender, os caminhos com o decisor sejam encurtados. O decisor é aquela pessoa responsável por decidir e escolher um produto ou serviço no lugar de outro, geralmente quando se trata de compras realizadas por empresas. Eles avaliam todas as opções, para posteriormente realizar a compra.

Para que escolham o seu produto ou serviço, é necessário manter o contato direto com esse decisor, quem é quem toma as decisões. Contatos por meio de telefonemas ou pesquisas por meio do LinkedIn, Google e website da empresa podem ajudar na tarefa de descobrir quem é o decisor da empresa.

É muito importante entender todos os perfis de clientes e saber a quem compete o papel de compra dentro da empresa, a fim de determinar qual a melhor forma de conduzir o processo de vendas, pensando na melhor estratégia.

Busque um diferencial competitivo

As ações que destacam a sua empresa frente os concorrentes são primordiais para auxiliar sua equipe de vendas a convencer os clientes.

O seu diferencial deve estar bastante claro para poder ser explorado no processo de vendas. Ele pode ser desde um atendimento personalizado até prazos mais curtos que a concorrência.

É importante definir um diferencial e saber explorá-lo.

Faça uma prospecção ativa

Para prospectar clientes e gerar leads é necessário planejamento, bem como definir quais dentre as diversas estratégias você irá escolher. Também é possível combinar vários métodos.

Dentre eles, destacam-se:

Outbound

E o modelo mais tradicional, que prospecta clientes ativamente. Nesses casos, o cliente não está esperando o seu contato e ainda não conhece a sua empresa. Esse contato pode se dar por tanto telefone ou de maneira presencial.

O outbound inclui ações como flyers, malas diretas, telemarketing, participação em eventos, visitas aos clientes e propagandas e anúncios em geral.

Inbound

Esse modelo é conhecido também como marketing de atração e, no lugar de prospectar os clientes ativamente, você é quem produz aquilo que o atrai.

Assim, esses leads se inscrevem em landing pages, que captam informações de contato que são posteriormente utilizados para receber informações sobre sua empresa.

Essa captação pode ocorrer por meio de um formulário de contato, ao fazer o download de um ebook ou ao acessar informações, por exemplo.

Com a lista desses potenciais clientes em mão, o vendedor prospecta leads já interessados no assunto e com enorme potencial de vendas.

O inbound inclui conteúdos em blog, produção de conteúdo rico como ebooks, vídeos e infográficos, promoção de landing pages com foco na geração de leads, email marketing, dentre outros.

Misto

Você pode optar não apenas por uma, mas por várias estratégias de prospecção de clientes. É possível trabalhar a estratégia de inbound de forma constante, com alguns trabalhos pontuais de outbound como forma de complementar os resultados.

Invista em inteligência de mercado

CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, que em português é traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa estratégia consiste no acompanhamento e controle de informações estratégicas dos seus clientes, unindo conceitos de marketing, vendas e serviços de atendimento. Mas é necessário manter um fluxo ativo de clientes e com inteligência de mercado isso é possível.

A solução Obras Online, por exemplo, oferecer uma solução única para quem fornecer para o mercado de construção. Por meio de um serviço de inteligência 360º, auxiliamos nosso cliente em todo o processo de qualificação e geração de leads comerciais, para que a sua equipe concentre esforços na atividade fim de relacionar e vendar, de forma mais assertiva e rentável. E mais, você pode usar o seu CRM da sua preferência, porque dispomos de tecnologia para integrar nossas informações com qualquer CRM de mercado. A prospecção acontece de forma simples e prática, a fim de que o usuário identifique potenciais mercados e dimensione o maior número possível de projetos e obras em andamento no seu mercado de interesse, seja esse local ou nacional.

A prospecção acontece de forma simples e prática, a fim de que o usuário identifique potenciais mercados e dimensione o maior número de obras que foram lançadas ou que estão em execução no Brasil.

Investir em inteligência de mercado gera aumento de produtividade e melhora o relacionamento com os clientes. O software Obras Online também gera relatórios gerenciais onde é possível analisar o resultado e verificar quais métodos e técnicas de venda estão dando certo.

 

Conheça o Obras Online

O Obras Online monitora diariamente informações de investidores, construtoras e engenharias à frente de estudos de viabilidade, projetos e obras em andamento em todo país.

O uso do sistema permite ao corpo tático e estratégico de vendas e marketing das empresas atuarem com maior eficiência e assertividade, direcionando seus esforços para o mercado de interesse e com foco no target efetivo.

Para garantir êxito no processo de prospecção dos novos negócios e gestão das métricas comerciais, o Sistema combina ferramentas de CRM, BI e Georreferenciamento para automação e ampliação da visão de mercado.

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