06 de outubro de 2020
5 min leitura

Inteligência de mercado: o que é e por que deve ser uma solução para a sua empresa

Inteligência de mercado

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que as empresas tracem um planejamento estratégico baseado em dados e informações confiáveis. É aí que entra a inteligência de mercado, uma estratégia que pode ajudar as empresas a venderem mais.

Esse conceito envolve, dentre suas ferramentas, o contexto de Big Data, que é a capacidade de coletar um grande volume de dados, analisá-los e, a partir dos resultados, extrair os insights para tomar as melhores decisões no negócio.

Mas não adianta apenas ter os dados em mão. É necessário ter uma inteligência por trás, desenhar um plano, para assim extrair valor e vender o produto do seu negócio de forma efetiva.

Assim, por meio da estratégia de inteligência de mercado, é possível levantar e monitorar dados e tendências do segmento de atuação com o intuito de melhorar o posicionamento de uma empresa frente à concorrência.

Para obter estes dados é necessário investir em ferramentas e softwares próprios, capazes não só de capturar as informações, mas também de processá-las, fornecendo os dados tratados, filtrados e validados.

O estudo abrange tópicos como mercado, tendências do setor, concorrentes, produtos, vendas, marketing, dentre outros. Todos os dados contribuem para traçar estratégias que vão impactar de forma direta no futuro do negócio, por isso todo o estudo deve ser abrangente, criterioso e baseado em dados reais.

 

Qual a diferença entre Inteligência de Mercado e Big Data?

Como já dito acima, o Big Data é apenas alguma das ferramentas utilizadas em uma estratégia de Inteligência de Mercado.

O Big Data é um conjunto de dados extremamente amplo, que necessita de ferramentas específicas para que sejam encontrados, extraídos, organizados e, posteriormente, transformados em informações que sejam relevantes para o seu negócio.

É a Inteligência de Mercado que faz o trabalho de coletar, tratar e analisar todas essas ferramentas, avaliando as oportunidades e formulando planos de desenvolvimento para a empresa.

Por meio do Big Data é possível fazer uma análise preditiva, descobrindo tendências e propensões para a sua empresa.

Esses dados podem vir de diferentes origens, tais como redes sociais ou outras formas de interação online. Com a análise desses grandes volumes de dados, a sua empresa começa a entender o comportamento do consumidor e do mercado, podendo traçar ações e estratégias para maximizar vendas e fidelização.

 

Outras ferramentas de inteligência de mercado

 

Google Analytics

 O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e extremamente completa. A análise dos dados pode ser usada por negócios que têm sites e blogs online, já que o Analytics oferece informações que vão além do volume de acessos na página.

É possível, por exemplo, analisar o perfil e comportamento dos usuários com um alto nível de detalhamento.

 

Customer Relationship Management (CRM)

O CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão de vendas e clientes. Trata-se de um banco de dados com informações e detalhes dos contatos realizados com os clientes, ajudando a equipe de vendas a agir de maneira correta e objetiva de acordo com ps interesses da organização.

Diferente do Big Data, o CRM permite ao time de vendas entender a analisar o perfil de um cliente em relação ao negócio, sendo mais focado e direcionado para a parte prática do negócio.

O Big Data, por sua vez, exige maior capacidade analítica, com informações mais amplas – o que abre portas para novas possibilidades e ações.

 

Por que investir em inteligência de mercado?

Esse conceito é extremamente importante para as empresas que desejam se destacar da concorrência, em um mundo dinâmico e cada vez mais competitivo. O ideal é usar as ferramentas integradas.

A solução Obras Online, por exemplo, oferece essa possibilidade, com um sistema que coloca inteligência de mercado em todos os dados, fornecendo informações valiosas para os clientes do setor da construção civil.

Então, por meio desta estratégia, você consegue:

– Conhecer profundamente o cliente;

– Acompanhar as mudanças do mercado;

– Ser pioneiro ao analisar as tendências;

– Tomar decisões mais assertivas;

– Diminuir a margem de erros;

– Aumentar as oportunidades para o seu negócio;

 

Como investir em Inteligência de mercado?

Para utilizar a estratégia na sua empresa, é necessário seguir alguns passos. São eles:

 

Defina os KPis

Antes de tudo, defina quais serão os KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho, em português) que sua empresa irá utilizar para auxiliar no seu problema de negócios.

Para definir esses KPIs, é importante que a empresa saiba quais dados são pertinentes para auxiliar no seu problema de negócios.

 

Escolha um software ou solução para análise de dados

É primordial escolher um software ou solução que agregue esses dados e faça a análise, armazenando-os em um só local.

A Solução Obras Online, por exemplo, permite ao corpo tático e estratégico de vendas e marketing das empresas atuarem com maior eficiência e assertividade, direcionando seus esforços para o mercado de interesse e com foco no target efetivo.

Para garantir êxito no processo de prospecção dos novos negócios e gestão das métricas comerciais, o Sistema combina ferramentas de CRM, Inteligência de Mercado e Georreferenciamento para automação e ampliação da visão de mercado.

 

Interprete os dados e trace uma estratégia

Depois de coletar os dados, é a hora de interpretá-los. Entenda a razão de cada ocorrência, a fim de otimizar os resultados e traçar uma estratégia, levando em consideração a correção de falhas, análises preditivas, ações de marketing e vendas, implementação de novos recursos e a adaptação dos processos operacionais vigentes caso necessário.

 

Pronto! Esperamos que, por meio dessa estratégia, sua empresa consiga prospectar de forma efetiva e se destacar frente aos concorrentes.

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