09 de outubro de 2020
5 min leitura

Inteligência de mercado e seu impacto para fornecedores do mercado de construção civil

inteligência de mercado

Você sabe como a Inteligência de Mercado pode ajudar as empresas que fornecem para a construção civil a crescerem mesmo em tempos de crise?

A Inteligência de Mercado é definida como um processo que visa ajudar nas tomadas de decisões das empresas. Estes processos envolvem o monitoramento dos mercados de atuação tanto da própria empresa, como dos clientes, concorrentes e fornecedores.

Se você atua na área de fornecimento para obras da construção civil, essa ferramenta pode trazer bons resultados, já que a estruturação desses processos fornece a disponibilidade da informação para que seja trabalhada com qualidade no momento certo, unindo dados relevantes sobre o mercado externo que impactam os resultados da empresa positivamente de forma interna.

Esse conceito é importante em meio a cenários cada vez mais competitivos, para que as empresas possam ter um planejamento estratégico baseado em dados e informações confiáveis e, por meio da inteligência de mercado possam vender mais.

Dentre as suas ferramentas, há o conhecido Big Data, que é a capacidade de coleta de grandes dados, feita por softwares específicos. Mas só os dados por si só não adiantam: é preciso ter uma inteligência por trás deles, para assim extrair valor e traçar suas estratégias de venda.

A junção de Big Data com inteligência de mercado, feito pelo software Obras Online, feito especialmente para empresas que fornecem para o setor da construção civil, é isso: não apenas a coleta de um volume enorme de dados, mas também a análise, a partir dos resultados, gerando os insights necessários para tomar as melhores decisões.

 

Como essa estratégia pode auxiliar fornecedoras para a construção civil?

Se você atua nesse setor, sabe que há obras em seus mais variados momentos. Por isso, é preciso prospectar o lead no momento certo, para que ele possa comprar o que a sua empresa oferece sem perder o timing. Há empresas do ramo que:

 

– Só conseguem vender durante a fase de projeto;

– Vendem apenas durante a obra (algumas mais ao início, outras mais ao final);

– Conseguem encontrar oportunidades somente nas fases finais de acabamento;

– Podem explorar oportunidades durante todo o andamento;

 

Diante disso, surge a dúvida: como captar todas as informações desse mercado, as tendências do setor, quais empresas estão em qual momento da obra e outras informações de extrema relevância para traçar estratégias e vender, sem um sistema completo de coleta e análise de dados?

Em um sistema de inteligência de mercado, todo o estudo é feito de forma criteriosa, abrangente e criteriosa, baseado em dados reais que analisam tópicos como mercado, tendências do setor, concorrentes, produtos, vendas, marketing, dentre outros, tudo isso para auxiliar a sua empresa a saber a melhor forma de vender e contatar o cliente certo, na hora certa.

Por meio do Sistema Obras Online, por exemplo, um núcleo especializado de profissionais de Inteligência de Mercado analisam todas essas informações. A plataforma ainda conta com informações de obras em obras em andamento em todo o Brasil, sejam elas residenciais, comerciais, industriais ou de infraestrutura. Também há informações de mais de 50 mil profissionais ligados ao setor, auxiliando na identificação mais ágil de especificadores, influenciadores e decisores.

Por isso, não apenas é válido investir um sistema de inteligência de mercado caso você seja fornecedor para obras da construção civil: é também primordial! Sem todas essas informações, fica muito mais difícil encontrar informações sobre as obras em andamento e, especialmente, sobre qual parte do andamento elas estão – o que faz toda a diferença para esse setor. Mas os benefícios vão além!

 

Por que investir em inteligência de mercado?

Esse conceito é extremamente importante para as empresas que desejam se destacar da concorrência, em um mundo dinâmico e cada vez mais competitivo. O ideal é usar as ferramentas integradas, integrando o Big Data e outros dados a um software de CRM.

Os benefícios de investir em inteligência de mercado envolvem um melhor entendimento dos seus negócios, incluindo os processos internos até as suas ações de marketing e divulgação de produtos. Ainda em relação às estratégias de marketing, é possível potencializar os resultados por meio de ações mais assertivas sobre o comportamento do consumidor, impressões do cliente, dentre outras informações relevantes.

Como já abordado neste artigo, é também primordial para fornecedores da construção civil, auxiliando na compreensão do momento das obras dos potenciais clientes ao redor de todo o Brasil. Por meio das informações adquiridas, é possível traçar estratégias assertivas para vender para o momento ideal da obra de acordo com o produto que sua empresa oferece.

Mais acima também dissemos que os benefícios vão além de encontrar o momento das obras de acordo com o que você fornece. As ferramentas de Inteligência de Mercado também contam com outros benefícios, como:

 

– Entender o comportamento do consumidor;

– Identificar possíveis problemas no seu negócio e as melhores soluções para corrigi-los;

– Conhecer melhor o segmento em que atua;

– Entender melhor qual a percepção da sua marca por parte dos consumidores;

– Identificar quais são os influenciadores do seu mercado;

– Acompanhar as tendências do seu mercado;

– Verificar a concorrência;

– Identificar oportunidades para o seu negócio.

 

Para conhecer mais sobre o Sistema Obras Online e todas as suas funcionalidades, acesse o site.

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