22 de septiembre de 2021
4 min leitura

Descubra a importância da inteligência de mercado para a construção civil

inteligência de mercado

.A inteligência de mercado pode ajudar muito a sua empresa com informações relevantes e estratégicas, capazes de apoiar a sua tomada de decisão.

Hoje em dia, existe uma competitividade muito grande entre as empresas, logo, quando a sua empresa se antecipa nas demandas e oportunidades, acaba por se sobressair perante os concorrentes.

Vamos entender um pouco mais sobre a importância da inteligência de mercado.

O que é inteligência de mercado?

Inteligência de mercado ou competitiva é um conceito que visa a prosperidade do seu negócio, sendo ela a divisora de águas entre empresas que evoluem e que ficam estagnadas.

A inteligência de mercado coleta e acompanha dados e informações sobre a sua empresa, seus clientes, concorrentes e outros dados. Essa coleta de dados tem a intenção de gerar insights que irão levar o gestor a tomar melhores decisões.

Isso já vem sendo empregado de forma manual a muito tempo, mas hoje em dia, com o surgimento das novas tecnologias isso mudou bastante. 

Como passar por essa transformação e contar com a inteligência de mercado.

Mas a inteligência de mercado só pode ser aplicada em grandes empresas? Não, na verdade, a inteligência de mercado pode e deve ser utilizada em todas as empresas, independentemente do porte da mesma.

Invista em automação de processos

Existem muitas ferramentas e softwares de inteligência de mercado, você só precisa estudar e ver qual que melhor se adapta a sua necessidade.

Ao contar com este tipo de ferramentas, todo profissional pode se tornar um grande analista, isso porque as ferramentas vão fazer boa parte do trabalho.

Estude sobre inteligência de mercado

É importante que você forneça capacitação para os seus colaboradores. Isso porque é necessário que o seu time desenvolva competências para lidar com essa nova realidade. 

Ter os dados a sua disposição é fácil, mas é preciso entender o que esses dados estão te informando e como eles podem te ajudar.

Diferencie o que é relevante do que não é.

São muitos os dados disponíveis no mundo digital, mas nem tudo é interessante e válido. Com isso em mente, é preciso filtrar o que é relevante para análise e tomada de decisão. Além de o que vai entrar em análise profunda e o que pode ser descartado.

Isso evita que os dados ocupem espaço à toa. E que a sua equipe não foque no que não tem a ver com a sua empresa.

Conheça o seu mercado de atuação

Se o seu nicho é construção civil, é importante que você tenha um total entendimento sobre a demanda desse mercado. Sendo assim, para que o seu negócio prospere, é importante que você entenda a necessidade dos seus clientes. Melhorando, cada vez mais, a experiência e relacionamento deles com a sua empresa.

Colete dados sobre o seu mercado, estude-os e tome um lugar de destaque no mercado.

Algumas ferramentas de inteligência de mercado.

Vamos conferir agora algumas ferramentas de inteligência de mercado.

Big Data

É um conceito de banco de dados capaz de armazenar um grande quantidade de informações vinda da internet ou por sistemas internos. O Big Data permite o armazenamento de qualquer dado.

Quanto mais conciso for esse sistema de Big Data, melhor e mais rápido será o insight do seu time/analista. Lembre-se que não adianta ter milhares de dados sem relevância.

Business Intelligence

As soluções BI incorporam todas as vantagens da inteligência de mercado em uma única ferramenta. Diferente do Big Data, o Business Intelligence trabalha com dados gerados pelos sistemas usados na empresa.

Pode-se dizer que o business intelligence é responsável por gerar insights que ajudam nas tomadas de decisão.

Plataforma Obras Online

Quando falamos do mercado de construção civil, a plataforma de Obras Online atua na inteligência de mercado, monitorando diariamente as informações de investidores, construtoras e engenharias.

Ao usar o sistema Obras Online, você permite que o corpo tático e estratégico do setor de vendas, atue com maior eficiência e assertividade. Com isso, os seus colaboradores poderão direcionar esforços para o mercado de interesse. 

Queremos te ajudar a crescer, fale com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas.

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