12 de February de 2020
4 min leitura

Conheça 5 comportamentos que sua equipe de vendas precisa ter na hora de prospectar clientes.

 

Uma recente pesquisa da PWC descobriu que o que mais fideliza os clientes a uma marca é a conexão humana, a memória afetiva que o cliente cria em relação à empresa. O que isso quer dizer? Que a tecnologia, tão presente em todos os mercados, trabalha a favor da produtividade e da otimização de custos, mas é o fator humano que faz toda a diferença na hora do consumidor fechar uma compra, ou não.

 

Dessa forma, vamos explorar nesse artigo quais são as principais habilidades que todos os vendedores da área de construção civil precisam ter para garantir vendas assertivas e, principalmente, a fidelização do cliente final.

 

Aprendizagem contínua

 

Qualquer profissional que tenha o desejo de crescer em sua carreira precisa se manter atualizado sobre o seu mercado e entender perfeitamente como funciona o produto ou serviço que oferece aos clientes. É essencial que os vendedores não estagnem, acreditando já saberem o suficiente. Essa, inclusive, é uma das maiores armadilhas na carreira de qualquer profissional.

 

As empresas devem investir em capacitações e treinamentos constantes, além de contratar profissionais que já possuam essa característica de busca por conhecimento. Um bom vendedor tem fome de aprender e procura por aprendizados, não só em sua área, como também nas categorias diversas que influenciem o consumo como, marketing, economia, política e comportamento. Conhecimento 360º é um diferencial importante na hora de realizar uma venda.

 

Comunicação assertiva e ética

 

Não basta saber tudo sobre o produto ou serviço se o vendedor não souber como usar esse conhecimento ao seu favor na hora de se comunicar. É através da comunicação que o vendedor cria a conexão humana com o cliente. Invista em treinamentos de oratória e vendas para a sua equipe e crie um time altamente capacitado em gerar necessidade pelo seu produto, através de uma comunicação gentil e assertiva, aumentando as vendas, ao mesmo tempo que gera ligação “emocional” de empatia com os clientes.

 

Porém, uma boa comunicação está intimamente ligada a ética. Apenas um vendedor honesto, coerente entre sua fala e sua ação é que gera simpatia na hora da venda. Uma postura correta, aliada a uma comunicação assertiva aumenta, e muito, a chance de fechamento de uma venda, além de que um funcionário desrespeitoso, mal humorado ou que deixa claro que quer manipular e enganar o cliente só traz má reputação à imagem da empresa. Fuja deles!

 

O vendedor precisa acreditar no que está vendendo

 

Muitas empresas oferecem cursos de treinamento em vendas, porém, focam nas técnicas ao invés de também investirem em transformar seus vendedores em embaixadores engajados da marca. Se preocupe em mostrar à sua equipe de vendas o real valor do seu produto ou serviço e,  como ele, de fato, colabora com o cliente.

 

Além disso, não basta apenas um bom produto. Como a empresa cuida dos seus colaboradores? O quanto seus funcionários estão satisfeitos e realizados? De nada adianta uma boa comunicação para o público externo se, dentro da empresa reina um clima de desorganização, desvalorização e modelos de gestão arcaicos e rígidos. Reveja a cultura organizacional da sua empresa e conte com sua equipe de RH para mapear as necessidades dos seus colaboradores. Investir neles é garantia de uma equipe mais fortalecida e disposta a fazer a empresa prosperar.

 

Criatividade e planejamento

 

Em um mercado cheio de opções, como se destacar? Além da qualidade do produto ou serviço, agilidade na entrega e comunicação eficiente, o que sua empresa pode fazer que nenhuma outra está fazendo? Essa pergunta deveria ser a pauta das reuniões matinais das segundas-feiras nas empresas e entre as equipes de vendas.

 

Como a concorrência está vendendo? Quais públicos elas estão deixando de atender, ou, que necessidade elas não estão prestando atenção? Investigue os possíveis buracos e coloque sua equipe de vendas para planejar estratégias de execução inovadoras, que destaquem sua organização frente à concorrência!

 

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Boas vendas!

 

 

 

 

 

 

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