07 de dezembro de 2020
5 min leitura

Tomada de decisão: big data vs inteligência de mercado

big data e inteligência de mercado

Você já conhece um pouco sobre inteligência de mercado, ouviu falar sobre big data, mas ainda não sabe exatamente qual estratégia será melhor para a sua empresa? Neste artigo vamos falar um pouco sobre os dois conceitos e mostrar que a inteligência de mercado é a melhor aposta para empresas fornecedoras de insumos para construção civil.

Para começar, é importante entender que, atualmente, as empresas que tem à sua disposição dados e informações se diferenciam dos concorrentes. Estamos na chamada “era dos dados” e as empresas que não valorizam as informações dos seus clientes perdem chances de vendas reais. Ter esses dados em mãos significa maior facilidade para extrair oportunidades, antecipar-se aos riscos e também tendências.

Se você atua na área de fornecimento para obras da construção civil, a inteligência de mercado irá te permitir trabalhar, de maneira completa, dados do mercado como um todo. Isso te permite estar na frente em cenários cada vez mais competitivos, tendo um planejamento estratégico baseado em dados e informações confiáveis.

Então, vamos às diferenças!

Inteligência de mercado

De maneira simples e objetiva, inteligência de mercado é o processo de transformar dados brutos em informações relevantes para a empresa. É um processo que coleta, organiza, analisa e transforma esses dados em soluções para as empresas.

Por isso, pode-se dizer que a inteligência de mercado é um processo contínuo, não pontual, que constantemente observa e analisa o ambiente externo – sem ignorar o ambiente interno do negócio.

Com o mercado atual, onde há um volume de dados e muitas informações, perde a empresa que não implanta meios eficazes de se manter atualizada e informada. Saber sobre os movimentos do mercado te dá a visão ampla de oportunidades e riscos, bem como outros benefícios:

– Entender o comportamento do consumidor;

– Identificar possíveis problemas no seu negócio e as melhores soluções para corrigi-los;

– Conhecer melhor o segmento em que atua;

– Entender melhor qual a percepção da sua marca por parte dos consumidores;

– Identificar quais são os influenciadores do seu mercado;

– Acompanhar as tendências;

– Verificar a concorrência;

– Identificar oportunidades para o seu negócio.

[Nesse artigo explicamos o que é a inteligência de mercado e por que ela pode ser uma solução para a sua empresa.]

Nesse contexto, o sistema Obras Online atua com informações constantes – são mais de 10 mil oportunidades atualizadas diariamente –, auxiliando na identificação das tendências do seu segmento, na identificação de oportunidades e tendências, dentre outros benefícios.

O software reúne, de forma simples e funcional, informações de obras em andamento em todo o Brasil. É possível, ainda, verificar qual o andamento da obra: se está no início, meio ou fim. Isso é importante para o setor de fornecimento para construção civil, já que as empresas fornecem para variados momentos da obra.

Além disso, em um país de tamanho continental como o Brasil, ter um sistema de inteligência de mercado auxilia na identificação de oportunidades a nível nacional – oportunidades que, pesquisadas manualmente ou por visitas de campo, muito dificilmente seriam fechadas.

Atualmente, são mais de 50 mil profissionais e 25 mil empresas cadastrados, facilitando a prospecção e o contato com o cliente certo, na hora certa.

E o que é Big Data?

Big Data é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo, especialmente por meio das tecnologias. Esses dados são muito importantes, já que podem demonstrar informações preciosas acerca dos potenciais consumidores e do mercado como um todo, conforme já exemplificamos ao longo deste artigo.

Lendo assim, parece ser muito parecido com inteligência artificial. No entanto, há algumas diferenças entre os dois conceitos que iremos explicar.

A diferença entre Big Data e inteligência de mercado

Resumindo, Big Data é a massa de dados em si. Já a inteligência de mercado é a análise desses dados, a fim de buscar as melhores estratégias para o seu negócio.

A Obras Online, por exemplo, extrai todos esses dados, analisa e armazena em um só local, auxiliando os setores de vendas e marketing das empresas a atuarem com maior eficiência e assertividade.

Fazemos uma junção de Big Data com inteligência de mercado para empresas que fornecem para o setor da construção civil. Nosso trabalho consiste não apenas na coleta de um volume enorme de dados, mas também na análise, a partir dos resultados, gerando os insights necessários para tomar as melhores decisões.

Dessa forma, investir em Big Data sem investir em inteligência de mercado é ter em mãos uma série de dados sem valor algum, já que não é possível extrair insighsts dos mesmos.

Com a inteligência de mercado, além dos dados, são recebidas informações complementares obtidas através de um tratamento e validação, com inteligência e recursos humanos, que possibilitem de fato um processo comercial mais inteligente.

Por que escolher a Obras Online?

Se você atua no setor de fornecedores para obras da construção civil, sabe que há obras em seus mais variados momentos. Há empresas do ramo que:

– Só conseguem vender durante a fase de projeto;

– Vendem apenas durante a obra (algumas mais ao início, outras mais ao final);

– Conseguem encontrar oportunidades somente nas fases finais de acabamento;

– Podem explorar oportunidades durante todo o andamento;

Então como saber sobre todas as informações do mercado, quais empresas estão em determinado momento da obra, tendências do setor e outros dados importantes para vender mais? A resposta é: investindo em um sistema completo de coleta e análise de dados!

Analisamos tópicos como mercado, tendências do setor, concorrentes, produtos, vendas, marketing, dentre outros, tudo isso para auxiliar a sua empresa a saber a melhor forma de vender e contatar o cliente certo, na hora certa.

Por meio da plataforma Obras Online, um núcleo especializado de profissionais de Inteligência de Mercado analisa todas essas informações.

Para conhecer mais sobre a Obras Online e todas as suas funcionalidades, acesse o site.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *