08 de abril de 2019
5 min leitura

Quando uma empresa precisa de um sistema de CRM?

Os sistemas de CRM evoluíram para proporcionar às organizações uma metodologia de venda moderna, integrada a todos os tipos de serviços e acessáveis através de diferentes tipos de canais de comunicação utilizados por clientes e potenciais clientes. Além disso, o CRM também se faz importante na promoção da unidade de trabalhos que deve existir entre as equipes de vendas e marketing, que em esforço de cooperação podem proporcionar melhores resultados às empresas.

Com a possibilidade de acessar o conteúdo relevante para aplicar em cada tipo de situação venda, seu time poderá se organizar para fechar negócios em uma velocidade cada vez maior e em maior escala. Com o artigo de hoje, queremos demonstrar que tamanha personalização não pode ser alcançada com simples planilhas ou processos ainda não automatizados.

Ainda traremos em detalhes quais são as principais funcionalidades de um sistema de CRM, para demonstrar que o momento certo de investir nessa ferramenta é agora. Não deixe de conferir!

Quanto custa implementar um sistema de CRM?
Em se tratando de soluções em CRM, podemos dizer que há preços para todos os bolsos. Os desenvolvedores dos softwares têm a preocupação de oferecer produtos que atendam a empresas de vários tipos de segmentos e portes. Em geral, o que influenciam os preços é a quantidade de dados a ser armazenada e a abrangência da operação do negócio.

Feita essas ponderações, precisamos salientar que a aquisição de um sistema de CRM não deve ser encarada como uma despesa e sim como um investimento. Afinal de contas, sem contar com esse tipo de solução a sua empresa está, literalmente, perdendo dinheiro. Nos tópicos seguintes, em que vamos tratar das principais vantagens de poder contar com esse tipo de ferramenta, você poderá entender o motivo.

Quais as principais vantagens dessa ferramenta?

Maior integração entre as equipes
Como já apontado anteriormente, é mais que interessante que ações de vendas e marketing caminhem juntas. É nesse sentido que nasce o conceito de Smarketing (palavra formada a partir da junção dos termos em inglês “sales” e “marketing”), que nada mais é do que a integração dos setores de vendas e marketing para que ambos se comuniquem com sinergia, proporcionando melhor desempenho para o negócio como
um todo. Com uma ferramenta de CRM, os processos das duas áreas poderão ser desenhados e
colocados em prática conjuntamente. O software é um facilitador e tanto para esse objetivo tão perseguido pelas organizações atualmente.

Melhora a produtividade

Esqueça aquelas velhas planilhas de controle onde você reunia informações estratégicas de seus clientes. Esse recurso, embora ainda seja amplamente utilizado, não oferece o que sua empresa precisa para gerir de forma assertiva o relacionamento com seu público.

Somente um bom sistema de CRM pode lhe atender nesse caso, o que implica em um ganho formidável em termos de produtividade, por termos a automatização de várias tarefas e o acesso rápido e fácil a todas informações necessárias.

Otimiza as vendas diminuindo custos
Em média, com um sistema de CRM integralmente implementado espera-se um aumento de 20% nas vendas. Em tempos de crise, esse é um número formidável e podem levar seu negócio a um novo patamar. Ao mesmo tempo, temos também uma diminuição de custos no gerenciamento dos processos de vendas. Tenha em vista que, a partir do momento que várias atividades podem ser feitas no âmbito do software, demandando menos tempo e pessoal, tem-se uma queda no custo operacional desse setor.

Maiores índices de satisfação do cliente
A personalização no relacionamento com um cliente é um caminho sem volta. Hoje, o que as pessoas esperam é ter acesso a produtos e serviços que sejam a exata medida daquilo que precisam. Como chegar a essa relação sem um sistema de CRM? Difícil, não é mesmo? Afinal, é preciso centralizar todas as informações sobre os contatos gerenciados, sejam de clientes ou não, para entender qual a real necessidade das pessoas.

Excelente custo-benefício
Já afirmamos anteriormente sobre a necessidade de tratar a aquisição de uma ferramenta de CRM como um investimento. E isso não é em vão. Os ganhos observados já nos primeiros meses de funcionamento do sistema são o suficiente para cobrir os custos da compra e manutenção da ferramenta.

Por que agora?
Visto todos os argumentos aqui apresentados sobre a efetividade de um sistema de CRM, muitos líderes e gerentes de pequenas e médias empresas ainda podem estar pensando em 1000 justificativas para adiar o investimento nesse tipo de solução. Queda no faturamento, perda de contratos importantes ou simplesmente o momento de crise podem servir como justificativa.

Quanto a isso, nossa dica é: o ponto de virada na gestão de seu negócio pode estar justamente em um sistema de CRM. Mesmo partindo de uma baixa carteira de clientes, seu negócio pode estar sendo prejudicado pela falta de uma solução com foco na otimização das vendas e bom relacionamento com seus leads.

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