31 de diciembre de 2018
5 min leitura

Por que vale a pena investir em um CRM para o gerenciamento de sua carteira de clientes?

Muitas empresas ainda têm dificuldades para administrar sua carteira de clientes. E elas acabam perdendo tempo e dinheiro tentando organizar todas as informações que estão ligadas ao processo de vendas, esquecendo de focar naquilo que mais importa: conquistar e fidelizar mais clientes.

Sem um controle eficaz, as informações das pessoas que interagem com a sua empresa ficam perdidas, gerando confusão entre os vendedores e provocando perda de vendas.

Já imaginou ter um software que te ajude a gerenciar sua carteira de clientes, padronizar o processo de vendas e ainda otimizar seu tempo? Essa ferramenta já existe e se chama CRM.

O que é um CRM?

CRM são as iniciais do termo inglês Customer Relationship Management que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse termo se referente a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologia voltados totalmente para o cliente.

Um CRM pode ser utilizado em empresas de todos segmentos e portes. É através desse software que a sua empresa irá gerenciar o relacionamento com os clientes atuais e potenciais, analisar as interações realizados, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade da organização, aumentar as vendas e também a assertividade em campanhas para captação de novos clientes.

Como funciona um CRM?

De uma forma bastante resumida, um CRM possibilita:

  • Cadastrar clientes, seja de forma manual (um a um) ou por exportação de uma lista que já contenha esses dados;
  • Registrar e armazenar informações sobre qualquer interação realizada. O próprio sistema irá organizar essas informações e apresentará um histórico de todo o relacionamento realizado entre a empresa e o cliente;
  • Automatizar processos cadastrando atividades, tarefas e ligações que serão executadas futuramente;
  • Controlar as oportunidades e acompanhar o andamento de todos contratos;
  • Acompanhar a taxa de conversão da equipe de vendas;
  • Gerenciar informações e acompanhar metas através dos relatórios.

Quais são os benefícios de um CRM?

Acompanhe abaixo alguns dos principais benefícios que a sua empresa terá com ao contratar uma ferramenta de CRM.

  1. Melhora no relacionamento com os clientes ativos

Todas as informações estarão centralizadas e as negociações estarão organizadas. Isso diminui as falhas de comunicação e facilita o compartilhamento de dados entre os departamentos.

  1. Melhora a comunicação da equipe comercial

Com uma solução de CRM todas as contas e contratos ficarão disponíveis e acessíveis em tempo real, o que acelera a comunicação entre a equipe comercial e simplifica todo o processo de vendas.

  1. Integra a comunicação entre marketing e vendas

Essa integração permite coletar informações que podem ajudar a detectar padrões de comportamento e preferência dos seus clientes, possibilitando assim a criação de estratégias de vendas e de marketing mais assertivas.

  1. Melhora o relacionamento com os clientes

Como as informações estão reunidas em um único lugar, o atendimento se torna mais personalizado, rápido e efetivo o que aumenta a satisfação do cliente.

  1. Facilita a tomada de decisões

É uma grande ferramenta gerencial, pois possibilita o acompanhamento de desempenho da equipe de vendas em tempo real. Além de trazer uma análise dos resultados dos vendedores para que o gestor acompanhe se as metas estão sendo alcançadas.

 

Como escolher um CRM?

O CRM permite que uma empresa administre a sua relação com seus clientes e organizem todos os dados em um único lugar. Mas, a solução precisa estar em sintonia com o seu segmento de negócio. Por isso analisar e escolher um CRM para sua empresa é dos passos mais importantes no processo.

Se a sua empresa atua no segmento da construção civil, por exemplo, é importante verificar quais são as funcionalidades que não podem faltar na ferramenta, e que serão consideradas essenciais no momento da compra.

Também é importante observar:

  1. Integração com outras ferramentas

Todas as áreas conversam entre si, portanto o CRM deve facilitar essa troca de informações dentro da empresa. Dessa forma, cada setor saberá exatamente qual é a sua meta e como desenvolver melhor as suas atividades para gerar os resultados esperados.

Verifique também se é possível realizar a integração com ferramentas de marketing, como por exemplo e-mail marketing, redes sociais, ligações e outras ações que podem facilitar a vida da equipe de vendas e de marketing.

  1. Customização de funcionalidades e relatórios

Cada empresa possui as suas particularidades, por isso é importante avaliar e escolher um CRM que permita customizar funcionalidades e relatórios que são específicos do seu negócio e que poderão ser mapeadas pela sua equipe.

  1. A acessibilidade do sistema

Avalie se o CRM opera na nuvem e possibilita o acesso por dispositivos móveis. Essas duas opções trazem mais flexibilidade e agilidade para os seus colaboradores. Dessa forma, é possível acessar todo o histórico do cliente com alguns cliques de maneira rápida, prática e segura.

  1. Testar a ferramenta

Não pule essa etapa! Ela é muito importante para que você veja como a ferramenta funciona na prática. Muitos CRM oferecem um período gratuito para teste. No Obras Online por exemplo, você consegue testar por 7 dias sem nenhum custo. Aproveite e faça já o seu!

Obras Online

A Obras Online é uma empresa especializada no fornecimento de informações de projetos e obras civil, industrial e infraestrutura, sendo pioneira na gestão estratégica da informação em nuvem.

A empresa possui uma ferramenta de CRM, que integra e automatiza o processo de vendas, aliado a informações de mercado e um modelo de outsourcing para a geração de leads, como foco no apoio ao time de vendas dos seus clientes.

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