10 de septiembre de 2018
3 min leitura

Por que e como devemos investir na manutenção de clientes?

manutenção de clientes

Você já deve ter ouvido dizer que garantir a manutenção de clientes é mais importante do que conquistar novos, não é mesmo? E é verdade.

Quando você mantém uma clientela fiel, é muito mais fácil permanecer na ativa e garantir o equilíbrio na receita da sua organização.

Além disso, ter clientes satisfeitos com seu trabalho cria oportunidade para novos negócios, além de ajudar na conquista da confiança e da credibilidade no mercado.

Para lhe ajudar a manter os clientes, preparamos este post com estratégias e ações eficazes para garantir a satisfação do seu público.

Duvida? Quer saber como não perder consumidores e garantir a sobrevivência da sua empresa? Confira agora!

Conheça quem é seu cliente

Esse é o primeiro passo para manter seu público sempre próximo do seu produto ou serviço.

De nada adianta garantir a excelência no dia a dia de trabalho, se não sabe por quem está fazendo isso.

Invista em estratégias e pesquisas que mostrem quem são as pessoas que consomem o que você oferece. Analise gostos, faixa etária, profissão e tudo mais o que seja importante para traçar um perfil fiel.

Entender quem é sua clientela ajuda a se comunicar de forma eficaz e a criar ofertas e promoções que lhe despertem o interesse.

Capacite sua equipe

De nada adianta o gestor ou o proprietário tirarem de letra a fidelização do cliente. O que vale, mesmo, é a equipe de vendas ser treinada para isso, afinal, é ela quem vive o dia a dia com a clientela.

Invista em treinamentos e workshops que mostrem aos seus colaboradores como perceber os padrões de consumo e sugerir novas estratégias.

A equipe também tem que estar apta a atualizar os dados dos consumidores existentes. Inclusive para realizar um bom pós-venda.

Fique atento aos números

Claro que realizar a manutenção de clientes custa dinheiro. Mesmo assim, é importante ficar de olho nos gastos da empresa para que você não saia no prejuízo.

A dica é avaliar quanto foi gasto com as ações de fidelização e quanto elas renderam para a organização.

E nada de pensar em ficar com o lucro só para você; o cliente fiel lhe ajudou a subir, portanto, nada mais justo que ele receba em troca descontos, brindes e outros mimos.

Fidelize no curto prazo

Nós sabemos da importância do planejamento e das estratégias traçadas para médio e curto prazo. Mesmo assim, no caso da manutenção de clientes, é importante recompensá-los logo após a negociação com a empresa.

É dessa forma que acontece o estímulo e o vínculo entre consumidor e organização, evitando que seu público-alvo busque a concorrência.

Reúna-se com sua equipe e pensem juntos em maneiras de agradar o cliente no pós-venda, fazendo com que ele volte a fazer negócio e gere lucro novamente.

Não se deixe esquecer

Ninguém está dizendo para sua equipe de vendas perseguir sua clientela, mas é importante estar sempre por perto.

Pense e planeje formas de manter contato com seu público e de mostrar que ele é uma peça importante na engrenagem da empresa.

Indique produtos similares ao que ele já adquiriu, ofereça descontos e envie e-mails com conteúdo relevante.

Quando receber algo novo, lembre-o de que ele já fez negócio com você antes e que ele pode se interessar por mais uma negociação bem-sucedida.

Não se esqueça, também, das datas comemorativas.

A manutenção de clientes é essencial para que uma empresa se mantenha no mercado, por isso, não deixe de investir em estratégias que garantam a estabilidade desse importante relacionamento.

Agora que você viu a importância da manutenção de clientes, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais para divulgar essas informações!

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