24 de março de 2021
6 min leitura

Entenda como o Big Data pode virar um problema em vez de trazer resultados

Big Data

As ferramentas de Big Data se tornaram grandes aliadas de empresas que buscam ampliar a inteligência de vendas do seu negócio. Afinal, em um mundo dinâmico e conectado, conhecer e entender o comportamento do consumidor, do seu produto ou serviço é um grande diferencial.

Porém, se não for feita uma boa análise de dados, o Big Data pode se tornar um grande problema em vez de trazer resultados para os seus negócios. Vamos compreender:

Big: Data: entenda como funciona o processo de coleta de dados

Antes de mais nada é preciso entender o processo de coleta de dados feita por essas ferramentas. O Big Data, na maioria das vezes, coleta dados de forma não-estruturada, ou seja, que não tem nenhuma relação entre si. Inclui dados coletados a partir de comentários compartilhados em redes sociais e sites, através de questionários, compras de produtos, etc.

Embora sejam dados extremamente relevantes, o volume de informação é gigantesco. Por isso, exige um pré-processamento para que de fato possa ser analisado. E por se tratar de muitos dados, é preciso escolher o que será analisado.

Quais são os desafios para o time de vendas?

Ao receber uma massa de dados densa e sem uma análise, o time de vendas fatalmente fica perdido com as informações, tornando a ferramenta ineficiente.

O Big Data faria sentido se uma camada fosse feita por tecnologia e outra camada por pessoas para o tratamento de dados. De fato, existem técnicas para lidar com os desafios de processar e analisar bases de dados grandes, porém são profissionais ainda escassos no mercado.

Sendo assim, iso significa um custo muito elevado para as empresas, principalmente ao entender que são informações que não estão diretamente ligadas ao seu negócio. Ou seja, além de custo, geraria um grande desperdício de energia.

Busque soluções para o seu nicho

Apesar de clichê, tempo é dinheiro e ninguém quer desperdiçar nem um e nem outro. Já ficou bem claro que ferramentas de Big Data exigem as duas coisas e, nem sempre, os resultados serão efetivos para o seu negócio.

Então o que você deve fazer? Busque por soluções de inteligência de mercado que sejam especializadas em seu nicho de atuação. Essas ferramentas são capazes não só de capturar os dados, mas conseguem também processá-los, fornecendo informações já tratadas, filtradas e validadas para o seu negócio. O que agiliza o processo de atuação da equipe de vendas.

Quer saber mais sobre inteligência de mercado? Então leia esse nosso artigo “Tomada de decisão: big data vs inteligência de mercado”

Quer se destacar da concorrência?

Além de contribuir para o time de vendas, investir em inteligência de mercado fará com que o seu negócio se destaque da concorrência, sendo um grande diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

Estar atento as ações dos seus concorrentes é fundamental para que seu negócio não seja pego de surpresa com qualquer novidade do mercado. As soluções de inteligência de mercado vão proporcionar tempo suficiente para a elaboração de medidas que não prejudiquem o seu negócio.

Conheça seu cliente profundamente e diminua as margens de erro

Além disso, as ferramentas de inteligência de mercado auxiliam para que você conheça o cliente profundamente sem deixar de acompanhar as mudanças no mercado. Com isso, a sua empresa será uma das primeiras a analisar as tendências e tomar as decisões mais assertivas para o seu negócio, diminuindo as margens de erro.

A Obras Online, plataforma com 20 anos de atuação em inteligência de mercado para o setor de construção, atua com informações constantes, auxiliando na identificação das tendências do seu segmento e as oportunidades, dentre outros benefícios.

O software reúne as informações de obras em andamento em todo o Brasil, sendo possível identificar se a obra está no início, meio ou fim. Fundamental para o setor de fornecimento da construção civil, já que as empresas fornecem para variados momentos da construção.

Quer mais vantagens de investir em ferramentas de inteligência de mercado?

Ganhe tempo – Ao optar por soluções de inteligência de mercado, o seu time de vendas economiza tempo em atividades de baixo valor, como planejamento e organização no processo de prospecção.

Desta forma, sua empresa tem maior motivação da equipe comercial, uma vez que boa parte do processo de prospecção já terá sido feito, reduzindo consideravelmente o ciclo de vendas e aumentando o número de potenciais clientes.

Evite vícios – A inteligência de mercado cria uma autoconsciência para sua empresa, evitando desta forma o desenvolvimento de vícios em relação a mentalidade, estratégia e comportamento. Esses vícios podem prejudicar o seu negócio se continuar preso a hábitos que não deram certo.

Seja diferente dos concorrentes – Utilizar esse tipo de solução é não ser como seus concorrentes, uma vez que permite que o seu negócio conheça o seu público, entenda o perfil, comportamento, as dores e motivações de compra, facilitando assim, a criação de uma experiência que atenda as demandas do seu potencial cliente.

Reduza custos – Você sabia que os custos para prospectar oportunidades qualificadas e convertê-las em clientes pode ser até cinco vezes maior do que manter um cliente atual? Por isso é tão importante que neste momento de prospecção sua empresa consiga reduzir os custos desse processo.

Conheça onde está pisando

Portanto é muito importante que você olhe para fora do seu negócio, mantenha sempre o radar ligado para que consiga melhorar seus processos, manter a competividade e ganhar destaque. É muito importante conhecer onde está pisando.

Se você é um fornecedor para a construção civil e quer saber mais sobre as ferramentas de inteligência de mercado, conheça os serviços disponíveis na plataforma Obras Online.

São feitas análises do mercado, tendências do setor, concorrentes, produtos, vendas, marketing, dentre outros, com o objetivo de auxiliar o seu negócio a melhor forma de vender e contratar o cliente certo.

Para saber mais sobre a Obras Online e todas as suas funcionalidades, acesse o site.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre inteligência de mercado, CRM, marketing e prospecção de clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *