15 de abril de 2019
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Big Data e CRM: como eles podem construir negócios melhores?

Que o uso da tecnologia é extremamente importante para garantir que processos ocorram com mínimas falhas e máxima agilidade já virou clichê, mas é a realidade. E, dentro do contexto empresarial, duas ferramentas têm se mostrado especialmente importantes: Big Data e CRM.

No mundo contemporâneo, dinâmico e sempre conectado, entender de perto o comportamento do seu cliente passa a ser um enorme diferencial competitivo. É principalmente nesse aspecto que ambas as ferramentas podem trazer bons resultados, permitindo que você tenha informações úteis e relevantes na palma da mão.

É claro que elas por si só não garantem resultados, porém possuem um potencial gigantesco para tornar a sua empresa melhor e mais produtiva. Vamos entender, portanto, como elas funcionam e qual o impacto positivo que podem apresentar ao seu negócio.

O que são as ferramentas de Big Data e CRM?
Antes de falarmos especificamente sobre as vantagens de trabalhar com essas ferramentas, cabe uma explicação simples para o caso de você não conhecê-las. O Big Data é, em suma, o trabalho com grande volume de dados sobre os clientes de uma organização. Esses dados podem vir de diferentes origens tais como redes sociais,  e outras formas de interação online. Com a produção desses grandes volumes de
dados, a sua empresa começa a entender o comportamento do consumidor e poder traçar ações e estratégias para maximizar vendas e fidelização.

O CRM (Customer Relationship Management), por outro lado, é um software de gestão de vendas e clientes. Trata-se de um banco de dados com informações e contatos realizados com os clientes, ajudando a equipe de vendas a agir de maneira correta e objetiva aos interesses da organização.

Quais as diferenças entre o Big Data e o CRM?
Como você viu, o CRM é uma ferramenta que permite ao time de vendas entender e analisar o perfil de um cliente em relação ao negócio. É algo mais focado e direcionado para a parte prática do negócio.

O Big Data já é mais genérico e, em muitas ocasiões, vai exigir maior capacidade analítica em relação aos seus dados (que podem ser estruturados e não estruturados). Além disso, traz informações mais amplas, permitindo novas possibilidades e de ações para os gestores.

O ideal, inclusive, é que ambas as ferramentas possam ser utilizadas em conjunto. O grande desafio neste ponto pode ser o preço, já que não são gratuitas. No entanto, se couber no seu orçamento, vale o esforço. Vamos ver, portanto, como elas podem contribuir com o seu negócio na prática.

Como Big Data e CRM podem beneficiar o seu negócio?
Por se tratar de ferramentas diferentes, usar tanto do Big Data, como também do CRM, pode ser uma ótima ideia. Claro, como mencionamos anteriormente, existe um custo a ser arcado o qual, infelizmente, nem todos os empreendedores podem assumir. No entanto, para quem tem essa disponibilidade, o uso de ambas permite grandes benefícios ao negócio.

Vamos finalmente entender quais são os benefícios das ferramentas ao seu negócio, especialmente integrando o seu Big Data a um software de CRM.

Análise completa do seu cliente
Tudo que falamos gira em torno de alcançar melhores resultados e, em suma, esse processo também depende diretamente do entendimento do seu cliente — e também de como abordá-lo melhor.

Ao usar essas ferramentas, você terá um mapa completo de comportamento do consumidor, agregando informações de todos os canais possíveis (desde o atendimento do time de vendas, passando por dados de mídias sociais e chegando até interações por e-mail e na internet).

Agilidade e facilidade na tomada de decisão
Já pensou em ter identificado quais são os perfis de clientes que mais geram dinheiro para a sua organização? Ou ter a certeza sobre quais as estratégias de marketing funcionam melhor para o seu público-alvo? Usando do Big Data com o seu CRM isso é perfeitamente possível.

Ter tantos dados à disposição é o sonho de qualquer empreendedor. As ações não apenas são tomadas com maior certeza, como ainda é prático verificar resultados e, se necessário, corrigir o caminho. Com isso claro, as chances de sucesso aumentam.

Benchmarking
Fazer benchmarking é essencial para um negócio não ficar atrasado em relação aos seus principais concorrentes. Vale lembrar que concorrentes não são inimigos e boas práticas oriundas deles podem ajudar nos resultados. E o que o Big Data ou o CRM têm a ver com isso? Eles tornam esse processo ainda melhor, com entendimento pleno sobre as áreas do negócio que demandam maior inovação ou atualização. Desta forma, você pode empregar seus esforços naquilo que realmente fará a diferença no futuro da empresa.
Com essas três grandes vantagens, é altamente recomendável que você possa aliar o conhecimento de mercado com a tecnologia disponível atualmente. E, afinal, ferramentas como Big Data e CRM estão entre as melhores alternativas nesse sentido. Não deixe de avaliar e experimentar.

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