01 de septiembre de 2021
3 min leitura

Mercado de Construção Civil: segmento prevê crescer 4% ainda em 2021

mercado de construção civil

No início do ano, o mercado de construção civil estava em baixa. Mas após uma pesquisa o setor viu um crescimento para o segundo semestre de 2021.

A expectativa é que o crescimento seja de 4% ao final do ano. Esta é a melhor previsão desde 2013, quando a alta foi de 4,5%.

Crescimento do Mercado de Construção Civil

Além do crescimento do mercado de 4% até o final do ano, o Índice de Confiança da Construção (ICST) também teve uma alta expressiva de 3,3%. 

Esses números têm um motivo: no primeiro semestre de 2021, o mercado de construção civil registrou o melhor desempenho no nível de atividade desde setembro de 2020.

Apesar dessa alta, o que mais preocupa são os preços dos insumos do mercado de construção civil. O preço e falta de previsibilidade desses insumos são um dos principais impeditivos para o avanço do setor.

Por conta disso, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) acredita ser urgente a isenção das tarifas relativas à importação do aço.  Já que, sem a necessidade de pagar impostos, o preço dessa matéria-prima iria ter uma redução de custo.

Futuro otimista?

Apesar destes problemas, o mercado de construção civil tem muitos motivos para se manter otimista. Como dito no início deste artigo, os indícios são que este segundo semestre se torne cada vez mais lucrativo.

Já em Julho às empresas do mercado de construção civil já haviam retratado aumento da produtividade.

Economistas acreditam que mesmo que a taxa Selic chegue aos já esperados 7%, a demanda por imóveis não deve sofrer queda, não impactando na demanda por financiamentos.

Emprego em alta no mercado de construção civil

O aumento de empregos dentro deste setor é outra taxa que teve um aumento significativo no Brasil. De acordo com pesquisas, desde fevereiro foram criadas mais de 25 mil novas vagas. Esse aumento do número de vagas se dá pois as construtoras estão tendo melhores condições junto a instituições financeiras.

O mercado de construção civil tem, hoje, possibilidade de crescer e puxar a recuperação econômica brasileira. Este é só o início de um aumento que tem tudo para se perpetuar no próximo ano. 

Você não pode ficar de fora. É importante aproveitar esse aumento e as oportunidades que estão surgindo dentro do setor, e para isso, às plataformas como a Obras Online pode te ajudar, a trazer às obras em andamento para mais próximo de você e facilitar a sua equipe comercial.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *