06 de janeiro de 2022
2 min leitura

Cenário da Construção Civil em 2022

Cenário da Construção Civil

No ano de 2021 o cenário da construção civil foi muito positivo, tendo um crescimento de mais de 5% durante o ano. Com a chegada do novo ano, as empresas e trabalhadores do setor começam a pesquisar sobre como estará o cenário da construção civil no ano de 2022.

Continue lendo este artigo e entenda melhor sobre o cenário da construção civil em 2022.

Tudo sobre o cenário da construção civil em 2022

Devido a alta do ano passado, o cenário da construção civil para 2022 tende a uma desaceleração, com crescimento previsto de 2%. 

De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), no próximo ano o crescimento será sustentado pelo o que já está contratado e, especialmente, pelo incremento de investimento em infraestrutura.

Essa previsão é baseada em uma projeção de crescimento do PIB e da Selic com valor de 1% e 11,5%, respectivamente, para o final de 2022.

A CBIC acredita que não será possível manter o atual nível de desempenho do setor se o país continuar como está. Para que o cenário da construção civil volte a crescer é preciso que sejam tomadas medidas urgentes para repor a capacidade de compra dos brasileiros.

Pesquisas apontam que o crédito imobiliário com FGTS teve uma queda grande em 2021, tanto em valor financiado (14,1%), quanto no número de unidades financiadas (17,05%). Esses índices demonstram o impacto que as famílias de baixa renda têm no setor da construção civil. O déficit tem uma concentração de quase 90%, o que explica a queda do setor.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção afirma que: “o mercado imobiliário deve registrar elevação nos preços nos próximos meses, após acumular alta de custos ainda não repassados para os valores dos imóveis”.

Além disso, o INCC (Índice Nacional de Custo de Construção) teve uma elevação de 42,25% durante o período da pandemia do Covid-19, o que também contribui para essa pequena queda no cenário da construção civil. 

Apesar disso, o crescimento do setor existe, apenas não pode ser comparado com o ano que se encerrou, onde o crescimento do setor foi extremamente grande. 

Conte com a plataforma Obras Online para encontrar as obras online em andamento em todo o Brasil e garantir a sua lucratividade e a assertividade do setor comercial da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *