29 de dezembro de 2021
3 min leitura

A Importância da Sustentabilidade na Construção Civil

sustentabilidade na construção civil

A sustentabilidade na construção civil é extremamente importante. A sustentabilidade é responsável por oferecer praticidade, economia e conforto para todas as pessoas. 

 

É preciso criatividade e um bom planejamento para que a sustentabilidade na construção civil aconteça dentro do orçamento das obras.  

 

Vamos entender melhor sobre o assunto no decorrer deste artigo. 

Sustentabilidade na Construção Civil

Sustentabilidade significa sustentar a sociedade e o meio ambiente por meio de ações contínuas, visando a preservação das reservas naturais e energéticas do planeta.

 

A sustentabilidade na construção civil se faz possível por meio de pequenos atos, como: troca de materiais poluentes por outros que poluem menos, reciclagem ou remanejamento de peças, escolha de produtos biodegradáveis e descarte adequado dos resíduos gerados pela obra.

Construções “Verdes” ou sustentáveis

Às construções “verdes” vem ganhando cada vez mais destaque já que geram pouco impacto na natureza. O Brasil está entre os 10 países que mais possuem este tipo de construção

 

Para um edifício ser considerado sustentável, ele deve cumprir alguns pré-requisitos, como:

Ter a Certificação LEED, DGNB ou BREEAM

No Brasil, a certificação mais conhecida é a americana, LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Mas, além dela, também existem a alemã DGNB (Deutsch Gesellschaft für Nachhaltiges Bauen) e a inglesa BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method).

 

Todas estas certificações levam em conta o uso consciente de água, energia elétrica e insumos naturais, como: cascalho, madeira e argila. A indústria, felizmente, tem investido bastante na sustentabilidade na construção civil, com tecnologias substitutas de algumas matérias-primas e com reaproveitamento de água, por exemplo.

Reduzir gastos com energia

A utilização de fontes de energia renovável, como a solar e a eólica, é a minoria. Para que esse quadro seja modificado, existem incentivos para aquelas empreiteiras que diminuírem o consumo de energia, ou que instalarem placas solares e geradores eólicos em suas construções.

 

Emitir poucos gases poluentes

É normal que, em uma obra, ocorra a emissão de CO2 e outros gases poluentes, essa emissão pode até gerar problemas respiratórios nos trabalhadores daquela obra. 

Por conta disso, a mudança de prática é urgente e deve ser feita o quanto antes.

Incentivar a formação e conscientização dos funcionários

Pensar nas pessoas também é um dos pilares da sustentabilidade na construção civil, entrando na lista de exigências para uma obra ser “verde”. Isso porque o objetivo dela é melhorar não só o planeta, mas a qualidade de vida das pessoas.

 

Em uma Plataforma de Obras, como o Obras Online, você e todos os seus colaboradores também se informam sobre recursos sustentáveis e ficam por dentro de quais são as obras da sua região que seguem esse modelo, pois ela conta com milhares de obras cadastradas em todo o Brasil.

 

Fale com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre o Obras Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *